Entrevista com Indiara Silveira, atriz do filme DEIXE-ME VIVER


1 – Como surgiu a oportunidade de atuar no filme “Deixe-me Viver”?

O diretor Clóvis Vieira é um grande pintor e fui a uma de seus vernissages (evento cultural organizado por pintores, escultores e fotógrafos). Lá fomos apresentados e ele disse que ao bater os olhos em mim ele enxergou um pouco da Rebecca (personagem do filme “Deixe-me Viver). E pediu um encontro para a leitura de personagem. Nos encontramos na semana seguinte e ele disse que era o que ele precisava. E perguntou se eu toparia, Não precisa nem dizer que topei na hora né?

2 – O que podemos esperar da sua personagem?

Rebecca é uma mulher de personalidade forte, decidida e apaixonada pela vida. O tipo de pessoa de caráter e que não se deixa dobrar facilmente.

3 - De uns anos pra cá, além das novelas, filmes com a temática espírita são cada vez mais frequentes. O cinema espírita ganhou grande impulso, principalmente, após o sucesso do filme “Nosso Lar”. O que você acha da popularização deste gênero na atualidade?

Fico muito feliz com essa popularização sobre o tema "espiritismo". Por muito tempo houve confusões e mal entendido em relação ao que exatamente se faz dentro de um centro espírita e o que se acredita. Quando se expõe esses assuntos na mídia, seja em novelas como "A Viagem", que abriu as portas para o tema aqui no Brasil em 1994, seja em entrevistas em canal aberto de Divaldo Pereira Franco, grande médium conhecido como apóstolo do espiritismo, ou no cinema com filmes como "Nosso Lar", baseado no livro do nosso querido Chico Xavier, conseguimos desmistificar muita coisa que foi por muito tempo incompreendida no espiritismo e nada me deixa mais feliz.
 
4- Alguns atores de outros filmes espíritas já afirmaram sentir energias e presenças de trabalhadores espirituais nos bastidores. Você também teve essas sensações?

Sim, tiveram dois fatos que foram bem notórios! Em um dos dias de gravação com o Rocco Pitanga no gramado, o personagem dele discursava e o céu começou a fechar, e de repente um feixe de luz iluminou diretamente ele, como se fosse um holofote! Todos se emocionaram. E o outro, foi um dia que estávamos na casa que usamos para gravação, no condomínio em Bragança Paulista, da outra diretora, Cristina de Oliveira, e quando olhamos para o céu tinha o formato de um rosto, perfeito, bem em cima da casa! Duda, o editor e compositor da trilha sonora do filme até fotografou!

5 - O que mais te emocionou e te marcou durante nas gravações?

As cenas gravadas no umbral tocam no fundo do coração! Às vezes a gente acaba julgando as pessoas que passam por essas situações, mas estando ali, a gente se coloca no lugar daqueles irmãos, a gente sente o sofrimento, o desespero, a desilusão. É uma coisa tão sofrida, mas ao mesmo tempo um trabalho tão lindo da espiritualidade! A gente volta a sentir fé de que tudo na vida tem um porque e tudo tem uma solução.

6 – O que você acha sobre a Doutrina Espírita? Acredita em seus princípios, como vida após a morte, reencarnação e mediunidade?

Venho de uma família espírita de muitas gerações! Meu avô Nelson de Paula Silveira foi um dos fundadores da escola Pestalozzi da cidade de Franca /SP. Frequento evangelização, grupos jovens, palestras minha vida toda! Aqui no Rio de Janeiro continuo frequentando, agora o CEJA- Centro espírita Joanna de Angelis. Então acho que pra mim sempre foi muito fácil acreditar em tudo isso, difícil seria não acreditar em reencarnação, por exemplo, vendo tanta coisa ruim acontecendo no Brasil e no mundo. Seria difícil acreditar em justiça, vendo uns com tanto e outros com tão pouco, se não acreditar que tudo é fruto das minhas atitudes. Minha vida nada mais é que meu próprio legado! E sendo assim, nunca estamos sozinhos! Estamos sempre cercados de presenças que atraímos com nossos pensamentos e, se conseguirmos educar nossos sentidos, emoções e sentimentos, todos podemos sentir essa conexão com o Divino.

7 – O livro “Deixe-me Viver” é um romance espírita extremamente popular, o que tem gerando muita expectativa no púbico que já leu a obra. Em sua opinião, isso aumenta a responsabilidade dos atores e da produção do filme? Qual é a grande mensagem que você espera que o filme transmita ao público?

Sem dúvida! O frio na barriga só vai passar depois da estreia!!! Quando li o livro e depois o roteiro fiquei meio chocada! É um tema pesado, polêmico! Vai mexer lá dentro das pessoas, e isso sempre gera muita responsabilidade! Mas a maior mensagem que queremos passar, independente de crenças, de religiões, é a mensagem de Jesus! A mensagem de amor, de tolerância, e para que sempre nos lembremos do maior ensinamento de Cristo; "Aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra". Não vamos julgar nossos irmãos que sofreram e ainda sofrem tanto com essas histórias tão tristes.

8 - Atualmente quais são os projetos profissionais? E o que pretende realizar no futuro?

Estou ensaiando para a peça "A vida de Santo Antônio" que irá estrear aqui no Rio de Janeiro no meio do ano e estou gravando uma série que vai ao ar esse ano, "Na Contramão". Para o futuro pretendo trabalhar em grandes projetos, quem sabe novelas, ou mesmo continuar no cinema. E ansiosa com a estreia do nosso filme!



Um comentário:

Anônimo disse...

Em qual cinema do Rio de Janeiro está passando este filme?
Sou Angela e sigo o blog e página no Facebook
obrigada