Microcefalia na Visão Espírita

Por: Antônio Gonçalves 

Os diversos casos de microcefalia que estão ocorrendo por todo o Brasil, e com mais intensidade no Nordeste, com os números cada vez mais aumentando, faz-nos indagar: por que isto está acontecendo?

Para nós espíritas isto não é por acaso. Na visão da Doutrina Espírita esta situação enquadra-se nas chamadas provações coletivas, é um resgate coletivo. São espíritos que trazem necessidade de provas ou expiações semelhantes, nisto são atraídos a lugares ou situações, onde graves desequilíbrios destes espíritos são tratados em conjunto. Sobretudo nas doenças chamadas de congênitas, que a criança já traz ao nascer, não pode ser atribuída ao acaso ou a má sorte elas passarem por esta situação.

Há casos também em que esses espíritos reencarnam com este problema para ajudar os familiares a desenvolverem boas qualidades, a terem mais paciência, para desenvolver o cuidado pelo próximo, a compaixão, a generosidade...

O Espiritismo nos esclarece que estamos num mundo de efeitos, de consequências, onde percebemos que na reencarnação encontra-se o “por que” para compreendermos o que está ocorrendo, as causas e as consequências.

Nas questões 132 e 133 de O Livro dos Espíritos, encontramos os seguintes esclarecimentos: Que Deus impõe a encarnação com o objetivo de fazer os espíritos chegarem a perfeição. Para alguns a encarnação é uma expiação, para outros é uma missão. Todavia, para alcançarem essa perfeição, devem suportar todas as vicissitudes da existência corporal; nisto é que está a expiação. (...)


Todos nós necessitamos de reencarnarmos, pois todos nós fomos criados simples e ignorantes; instruímo-nos nas lutas e nas tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não poderia fazer a alguns felizes, sem dificuldades e sem trabalho e, por conseguinte, sem mérito. Os espíritos que seguem o caminho do bem alcançam mais depressa o objetivo. Aliás, as dificuldades da vida, frequentemente, são consequências da imperfeição do espírito; quanto menos tenham de imperfeição, menos tem de tormentos. (...)

Estamos vivenciando um momento crucial no progresso do planeta Terra, e no nosso progresso. Esta é a encarnação que melhor nos preparamos através das outras encarnações. É a grande chance e a grande oportunidade para nos tornamos indivíduos melhores. E para esses espíritos que nasceram com o corpo físico com microcefalia é uma grande oportunidade de reajuste de dividas passadas, é uma reencanação impar para eles, mesmo que seja por breve instantes, ou pela experiência de passar por isso, ou que vivam por anos; tanto para eles como para os familiares .

Sabemos que a Terra está passando pela mudança de uma Era para outra, deixando o mundo de Provas e Expiações para o mundo de Regeneração. Tudo que estamos vivenciando seja desencarnes coletivos, seja reencarnações de resgate coletivo, é para acelerar o processo de quitação de divida do mundo em estagio de Provas e Expiações, pois não se pode chegar um novo estagio moral na Terra com as dividas e os sofrimentos atuais. Só irão ficar na Terra os espíritos que assumirem o compromisso com o bem, espíritos com a moral adequada para habitar o mundo em estagio evolutivo de Regeneração. Por isso que as dividas tem que serem pagas, e por isso que está havendo esse aceleramento para o pagamento dos débitos desses espíritos, e tudo isso acontecendo por meio da Lei de Causa e Efeito, da ação e da reação.

Assim, os débitos de vidas anteriores que tal espírito contraiu e acarretou tal deficiência, é sanado com essa atitude de encarnar com a microcefalia. Décadas atrás a incidência de casos de deficiência física era muito grande, e se apresentando de diversas formas as deficiências físicas, atualmente os espíritos estão nascendo com doenças emocionais, psíquicas, é a mente que está sofrendo atualmente. Tendo diminuído os casos de deficiência física, pois os espíritos que precisavam passar por tais circunstancias já terem quitado tal divida, contraída por erros em vidas passadas. É por isso que esta é a grande chance, quem sabe uma das ultimas chamadas para esses espíritos quitarem suas dividas e a dos seus familiares por meio da microcefalia.

Deus sempre Escreve Certo e Seu Amor e Justiça nunca falham. Temos que entender que os espíritos desses bebês, são espíritos que já viveram muitas outras vidas, com erros e acertos. Os aspectos espirituais por trás desta situação é que são espíritos que precisam passar pela experiência da microcefalia, é como se fosse um processo de cura para as dificuldades espirituais desses espíritos.

Que as mães não abortem esses bebês de forma alguma, porque se houver um caso na família de microcefalia é porque a família necessita desta experiência para desenvolver boas qualidades. Porque se nascer na família um bebê com alguma deficiência física é necessidade da família e do bebê. A família tem que se doar, porque tudo tem uma razão de ser. É a Justiça Divina atuando, mesmo que não compreendemos atualmente, para que alcancemos a luz.

Que as mães, os pais e os familiares agradeçam a Deus por esta oportunidade bendita, por receber estes espíritos sofredores, que vão precisar dos seus pais, responsáveis, familiares, de todo o amor, carinho, da servidão, para se dedicarem a estes espíritos, dando condição a eles de cura para o espírito, através desta oportunidade. Quando servimos crescemos. É um crescimento mútuo, para os pais e para o filho, muitos casos podem ser resgates de dividas dos pais com os filhos de outras vidas, outros casos os bebês podem assim nascer para sensibilizar os pais e familiares, e outros podem ser a necessidade do espírito de nascer desta forma e os pais o acolhem para ajuda-lo e isto já foi estabelecido no plano reencarnatório, antes dos pais e filhos nascerem.

Que esses casos sirvam para a sociedade em geral, para sensibilizar-nos e nos voltarmos mais para o bem, para o amor, para a caridade... Uma nova era está chegando, e temos que cada dia sermos pessoas melhores. O tempo urge, e os trabalhos estão sendo acelerados. Colhemos o que plantamos isto através dos séculos, isto é a lei de causa e efeito, ação e reação. Mas, sobretudo, confiemos em Deus Pai. E nos ensinos de Mestre Jesus, pois Ele afirmou: “Das ovelhas que meu Pai me confiou, nenhuma se perderá.”

“Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano.“ (Romanos 8:28)


==========

Gosta de estudar sobre o Espiritismo? Associe-se ao Clube do Livro Letra Espírita e receba no conforto do seu lar os melhores livros espíritas: www.letraespirita.com.br

435 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 435 de 435
Priscilla disse...

Apoiadíssima!!!!!

Unknown disse...

Querido Irmão Ademir, fico feliz em que tenha se interessado pela explicação Espírita. Sua curiosidade pode lhe ajudar muito. Continue, e peça aos seus anjos protetores, ou como VC preferir chamar, que mostre o conhecimento, com o conhecimento, suas convicções podem ser as mesmas,as suas palavras serão emolduradas de amor e respeito para com a fé do próximo. Fique com Deus sempre.

Walter disse...

Em alguns casos temos as reencarnações compulsória, onde o espírito por várias razões diferentes não querer reencarnar, mas como o Cadu explicou muito bem, Reencarnação é uma lei divina e precisamos passar por ela. Queira ou não.

Unknown disse...

Respeito os irmãos espíritas, mas acredito que Deus na sua sabedoria e misericórdia, jamais permitiria o fato da encarnação e reencarnação. Seria muito sofrimento termos memórias e memórias do passado! Acredito sim em outros planos espirituais, onde evoluimos.
Somos únicos e seria muito fácil sermos verdadeiros monstros em outras vidas e termos 1000 chances pra voltar a terra (agora sou bonzinho)?!
Hitler terá outras chances? Assassinos crueis? Ditadores loucos?
Deus nos deu uma oportunidade única pra ser vivida sa melhor forma, e não brincarmos com seus ensinamentos e, ainda mais voltando pra pagar pecados dos outros?? Deixo um versículo para reflexão!

27. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,

28. Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

Unknown disse...

Concordo plenamente!👍🏻

Unknown disse...

JESUS CRISTO é o Caminho a Verdade e a Vida!

Unknown disse...

Toda vez que leio alguma matéria. .de qualquer assunto gosto de ler os comentários, pois nele percebemos a natureza humana. . Percebo o quanto somos pretenciosos e ao mesmo tempo ingênuos. No grupo que defende o texto como no que discorda...
Conclusão. Religião como criação humana está fadada ao engano em todos sentidos ... e o pior de tudo desagrega os humanos. . Quando todas ou pelo menos a maioria prega o amor ao próximo. .Contudo na contra mão da natureza humana vejo briga de egos querendo afirmar que a sua crença é a mais correta e o outro ainda não alcançou o entendimento. .
Então amigos melhor cada seguir o caminho para se tornar uma pessoa melhor nesse mundo. ..Não importa qual. ..pq na verdade não existe uma única forma. .Neste mundo tão plural nada mais coerente que os caminhos sejam diversas. .
Nenhuma religião é a universal. .Só as Leis de Deus são universais e não estão comprometidas com nenhum dogma humano. .

Ellen disse...

Muito interessante esse texto!

Anônimo disse...

Deus "impõe" a reencarnação com sérios problemas a espíritos seriamente desajustados. Nesse caso o espírito não tem escolha.
Gostei muito desse artigo, ajuda a entender o momento doloroso pelo qual a humanidade está passando. Muita Luz a todos.

Anônimo disse...

As mulheres que estão dando a luz a crianças com microcefalia estão sendo abandonadas por seus parceiros, isso faz parte do conteúdo, só não consta no texto.

Anônimo disse...

Acho bacana o texto, mas discordo. A ciência está ai para ajudar. Se for assim não podemos nem fazer uma transfusão de sangue porque precisamos "passar pelo sofrimento", também não seria certo aceitar órgãos de um doador, pois morte cerebral nem sempre é irreversível.( Você poderia ter matado alguém e existem inúmeros casos registrados de reversão de morte cerebral). Não sou religioso, mas respeito muito tanto a visão espírita quanto a cristã. Mas discordo dessa visão conservadora. Se a ciência permitir detectar o problema no início da gestação você estará privando muita gente de sofrimento. E se você é espírita de verdade, você no fundo da sua alma sabe que "pecado" não existe. Existe o aprendizado apenas, e esse aprendizado vai levar quantas reencarnações forem necessárias. Se o pai ou a mãe não estão prontos para passarem por esse sofrimento, eles devem ter esse direito. O que não concordo é aborto no final da gestação. A tudo cabe o bom senso. Mas antes de tentarem pensar o que é certo ou errado na vida dos outros, assistam algumas reportagens sobre pais e mães de pessoas com microcefalia e vejam o sofrimento que esses pais passam, vejam o sofrimento que essas crianças passam. Se nós temos a capacidade de mudar isso com tecnologia, é porque o próprio plano espiritual permite isso.

Unknown disse...

É só ser contra algo que a verdadeira face das pessoas sao expostas. Sou evagenlica, e gostaria de embasamento biblico que justificasse o que foi dito no texto a respeito das malformações ( microcefalia) ser uma forma de evolução espiritual tanto para a criança quanto para família. E Lucy, va evoluir.

Unknown disse...

Ademir Cavalcanti, por primeiro todos nós devemos nos instruir, isso inclui "português" para depois e somente depois arriscarmos críticas e comentários, pelo visto você nos mostra que já possui todas as respostas para a vida, o que justifica a sua desnecessária pemanência neste mundo, afinal, você merece ser feliz noutras esferas, se é que sua massa cinzenta consegue assimilar. "Jesus disse ao Pai no calvário "Piedade eles não sabem o que falam", portanto, que DEUS tenha muita piedade de você.

Anônimo disse...

Quanta ignorância !

Anônimo disse...

Perae Maikon!!!! se nao concorda nao opina? e isso mesmo??? as pessoas perderam o direito de expressar seu parecer pelo simples fato de nao concordarem com o que foi dito???? contextualize!!! nao e porque nao concordam que são ignorantes, apenas pensam de forma diferente da sua, que fique claro que nao devemos endemoninhar o que quer quer seja, mas podemos sim nao concordar!

Unknown disse...

Ademir, a Doutrina Espírita não prega que temos que SOFRER... é exatamente ao contrário! Prega que temos que aceitar as diversidades da vida com olhar necessário e fé para supera-las. O sofrimento do corpo, da alma, muitas das vezes não são nossas escolhas, e na maioria delas, nos revoltamos, nos desesperamos, etc... A doutrina explica que precisamos aceitar o que não podemos mudar e nos moldar para vivermos felizes esses percalços... Mas a Doutrina também só alcança o entendimento de quem está preparado para isso. Quem sabe na próxima encarnação você possa ter mais amor, compaixão e entendimento... Paz e saúde a todos!

Anônimo disse...

Só acho que, embora erramos em outras vidas, não tenho que pagar nessa, pois a lei seria de ação e reação. Então nós podemos desde já fazer o correto , pois quem planta colhe, seja o bem , seja o mal e nesta mesma vida!! E após iremos a ter com Deus .

JDW disse...

Vocês são os seres humanos mais humildes do universo. Vocês deveriam ensinar humildade às multidões de almas inferiores pelo mundo. Fico imaginando todos os seres humanos inferiores prostrados de joelhos em prantos tomados de comoção diante de seus mestres e senhores supremos da humildade.

Anônimo disse...

As pessoas não perdem a mania de criticar, ofender e generalizar, eu sou Crente e não sou melhor nem pior que ninguém. Tenho minhas crenças e convicções como a maioria das pessoas. Vocês que criticam a opinião do outro de forma agressiva e pejorativa se acham melhores do que eles?
Sei que também estou comentado mas o meu objetivo é só lembrar que temos que em primeiro lugar, crer que Deus é quem julga e determina, nós, simples mortais de pouco entendimento temos que nos esforçar para sermos melhores e em especial respeitamos todos e tudo que há nesse mundo. O final de cada ser está nas mãos de Deus. Só lembrando, é assim que eu penso, não sou dona da verdade!rh

Ionor Muniz disse...

Concordo com você Mônica Fontes!

newton disse...

Interessante, entrei na página por acaso, tenho alguns irmãos espíritas, nunca vi tantos comentários dentro de uma só página, o que mostra a curiosidade. A microcefalia como está no topo dos noticiários chama atenção. A visão espírita é um pouco conformista, mas, quem já sofre o problema tem pelo menos algo para acalmar o próprio espírito. Doutrina, não religião, quem aceita o espiritismo e segue, encontra paz, faz amizades, ajuda os mais pobres, e aí não tem como ser contra. Dois dos filmes campeões de audiência no mundo católico, ateu, evangélico, etc foram baseados em cenas de puro contato entre seres vivos e mortos. Ler, estudar, respeitar, não ocupa espaço, só instrui.

Chay disse...

Quero muito ser mãe, e se meu bebê tiver qualquer anormalidade vou ama-lo igualmente, acredito que tenhamos dividas passadas e que temos de salda-las. Se for dessa forma seguirei no amor e manterei os cuidados com meu filho acima de tudo.

amanda disse...

Independente de religião, o q Deus quer é q realmente amemos uns aos outros sem olhar a quem e isso sim é difícil reconhecer nas pessoas,as pessoas agem como se Deus tivesse deixado um juiz na terra,no qual consiste, em que as pessoas tendem a cada vez mais julgar e apontar.E se estamos nessa vida,sempre tive em mente q estamos para evoluir,crescer espiritualmente, tornarmos pessoas melhores,pois somos imperfeitos,mas nada impede q façamos o melhor, o bem!Julgar so Deus, tenhamos um alvo em mente: progredirna terra.

Claudia disse...

Sim,o meu Deus...o teu..
O dele, quer que sejamos felizes,quer tbm q possamos aprender que plantamos e COLHEMOS....a energia do bem,traz o bem como resposta...e vice versa...o espiritismo é muito claro,em momento algum,estimula a julgar,a aceitar a infelicidade.... Algumas pessoas n sabem interpretar..

Unknown disse...

Sofrer para evoluir? Realmente faz sentido. Pois é dessa forma que nos seres humanos evoluímos. Quando se diz Deus cria coisas perfeita, realmente e verdade em partes, assim como a natureza, mas o homem, esse responde pelos seus atos pois, destino traçado não existe, pois o traçamos. Logo, esse problema da microcefalia é algo que é consequência dos nossos atos.

Anônimo disse...

Ja passei por varias religioes procurando explicaçoes para mtas coisas,vi tantas coisas erradas na maioria delas...
Mas posso afirmar com todo o meu coraçao que quando conheci d verdade a doutrina espirita q eu tanto criticava ,,que me mostrou realmente o caminho e entendimento que eu tanto procurava..
Então aos que estão criticando sem conhecer,,procure o entendimento da doutrina primeiro antes de sair falando o que não sabe..

Anônimo disse...

Pai do céu eu fico indignado com certas pessoas nos espiritas nascemos para perdoar as pessoas,não importa o comentário que façam da nossa doutrina o perdão e o melhor remedio

Unknown disse...

Senhor....para certas pessoas é melhor nem comentar....as coisas vão acontecendo na vida e a gente vai entendendo... se quiser é claro... se bloquear é impossivel...então deixa a vida ir seguir..... A VIDA SEGUE e procurar da melhor forma ajudar e contribuir...

Unknown disse...

Cristo não disse para amar quemm concorda com uma religião ou doutrina. Cristo não disse para amarmos aqueles dessa ou daquela religião. Cristo não ensinou a amar os que dão tapinhas nas costas, os elogios, mas is " inimigos ". Cristo ensinou a amar a todos. Dar liberdade para todos é amar. Ame.

Unknown disse...

Se você não acredita, respeitamos...mas pergunto, o que fez VC ler essas páginas, se diz que não acredita? Não perca tempo com coisas que vc diz ser tolas...siga seu caminho...não interfira nas coisas que vc desconhece, assim se tornará, vazio pois não conhece! Mas se conhecer, tenho certeza que sua vida vai mudar e não fará mais o que fizeste aqui...Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Achei toda a explicação muito boa! Pois realmente na minha pouca experiência de vida, vejo que simples gestos fazem toda a diferença. Como desejar um bom dia ao próximo, não guardar raiva no coração, ser humilde a ponto de não querer discutir por algo que não vai nos levar a nada... em fim! É realmente um processo de evolução. E sobre as pessoas que criticaram essa pastagem, eu não condeno a crítica de ninguém! Pois para mim, um dos ensinamentos que tive na vida, é não dar atenção ao que não me faz feliz. Por exemplo, eu rebater as críticas feitas pelos nossos irmãos. Pois eu estaria entrando numa sintonia de discussão. Então, para quê eu vou querer passar o tempo discutindo o que eu quero o que o próximo "aceite ou acredite"? Prefiro o silêncio. Pois nele encontro a paz. Que todos fiquem com Deus! E que o amor divino do nosso senhor Jesus Cristo chegue em bênçãos na vida de todos! Amem!

Anônimo disse...

Achei toda a explicação muito boa! Pois realmente na minha pouca experiência de vida, vejo que simples gestos fazem toda a diferença. Como desejar um bom dia ao próximo, não guardar raiva no coração, ser humilde a ponto de não querer discutir por algo que não vai nos levar a nada... em fim! É realmente um processo de evolução. E sobre as pessoas que criticaram essa pastagem, eu não condeno a crítica de ninguém! Pois para mim, um dos ensinamentos que tive na vida, é não dar atenção ao que não me faz feliz. Por exemplo, eu rebater as críticas feitas pelos nossos irmãos. Pois eu estaria entrando numa sintonia de discussão. Então, para quê eu vou querer passar o tempo discutindo o que eu quero o que o próximo "aceite ou acredite"? Prefiro o silêncio. Pois nele encontro a paz. Que todos fiquem com Deus! E que o amor divino do nosso senhor Jesus Cristo chegue em bênçãos na vida de todos! Amem!

Unknown disse...

Ana Paula,espiritismo é ciência,filosofia e religião,sim!
Abraços!

Anônimo disse...

Gosto muito das lições e ensinamentos da doutrina espirita. Mas infelizmente ainda existe um confronto generalizado muito grande de ídéias entre as pessoas. Quando o assunto é: Encarnação, resgate de dívidas passadas, espiação etc..

Anônimo disse...

Eu acredito muito na lei de causa e consequência, de quando uma criança nasce com problemas realmente existe um motivo para ela e para os pais, que todos precisam evoluir, mas no caso da microcefalia proveniente de um fator externo , da picada de um mosquito de uma mae que ficou exposta , onde a maioria dos casos acontecem em cidades do nordeste sem saneamento básico, me pergunto se "era pra ser " porque senão seria admitir que não adianta todas as campanhas pra nao acumular água, pra uso de repelente , porque se tiver que acontecer, vai acontecer....sou fã da Doutrina mas nesse caso específico eu ainda me questiono.Juliana.

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 435 de 435   Recentes› Mais recentes»