Microsoft lança plataforma para denúncia de discurso de ódio



A internet e como consequência as redes sociais têm dois lados, o positivo que é aquele da livre expressão de poder publicar, criar algo, além de conhecer novas pessoas e o negativo que é aquele em que a pessoa pode ser vítima e agente do chamado “hate speech” (tradução livre: discurso de ódio).

Este discurso de ódio, que não é um assunto novo na internet, é um ato de comunicação que inferioriza uma pessoa por características, por exemplo, etnia, raça, religião, orientação sexual, nacionalidade.

Para combater estes discursos e intolerâncias, a Microsoft, de Bill Gates, lançou um site especial para ajudar nas denúncias feitas nas redes sociais. A espécie chamada de “linha direta” funciona em todas as plataformas da empresa, incluindo o Xbox Live (video-game), Skype e One Drive.

O site está habilitado para receber mensagens de todo o mundo. Após o relato ser concluído, a Microsoft fica responsável por verificar as informações e caso seja confirmado o crime, o conteúdo em questão pode ser apagado de sua plataforma.

E ainda como o conteúdo é passível de falhas, a empresa criou um mecanismo para que os usuários possam recorrer caso tenham seu conteúdo apagado equivocadamente.


A nova ferramenta é parecida com aquela que a empresa lançou para denunciar terrorismo na internet, a única diferença é que esta é voltada para receber denúncias de mensagens de ódio a gêneros, raças, etnias, orientação sexual e religião.

Nenhum comentário: