Reflexões Sobre a Missão Educadora dos Pais

Pode-se considerar como missão a paternidade?
"É , sem contestação possível, uma verdadeira missão.
É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do
que pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro".

(O Livro dos Espíritos-questão 582)

Os males da Humanidade provêm da imperfeição dos homens; pelos seus vícios é que eles se prejudicam uns aos outros. Enquanto forem viciosos, serão infelizes, porque a luta dos interesses gerará constantes misérias.
O princípio do melhoramento está na natureza das crenças, porque estas constituem o móvel das ações e modificam os sentimentos. Também está nas idéias aprendidas desde a infância e que se identificam com o Espírito; está ainda nas idéias que o desenvolvimento ulterior da inteligência e da razão podem fortalecer, nunca destruir. É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a Humanidade.
O progresso individual não consiste apenas no desenvolvimento da inteligência, na aquisição de alguns conhecimentos. Nisso mais não há do que uma parte do progresso, que não conduz necessariamente ao bem, pois que há homens que usam mal do seu saber. O progresso consiste, sobretudo, no melhoramento moral, na depuração do Espírito, na extirpação dos maus germens que em nós existem.
A Doutrina Espírita, melhor do que qualquer outra, põe em relevo a necessidade da melhoria individual. Por meio dela, sabe o homem donde vem, para onde vai, por que está na Terra; o bem tem um objetivo, uma utilidade prática. Ela não se limita a preparar o homem para o futuro, forma-o também para o presente, para a sociedade. Melhorando-se moralmente, os homens prepararão na Terra o reinado da paz e da fraternidade.
O educando é um espírito encarnado, que traz tendências morais e psicológicas inatas; precisa reaprender certas coisa aprendidas em outras épocas, sendo o aprender é um processo novo e um recordar. Ele evolui através: do próprio esforço (ação - exemplos, atividade) e da vivência (experiências, interação com o meio);
Para realizar este crescimento o Espírito terá necessidade de receber certas informações e experiência de outros seres que já as adquiriram e vivenciaram. Este é o papel da Educação:
Assim, a principal finalidade de o Espírito nascer criança outra vez é ser educado novamente. As impressões positivas que recebe durante a infância podem ser determinantes em sua existência atual e até em próximas vidas.
Uma influência negativa, transmitida pela Educação, pode complicar muito o seu futuro espiritual - mas, nesse caso, a responsabilidade moral recairá mais sobre aqueles que foram encarregados de sua educação e falharam nesta tarefa.
Assim, o processo educacional pode se desenvolver nas diversas fases da vida (infância, mocidade e madureza) e continuada a pós a desencarnação.
A infância é pois, um período muito sério, um estado de humildade porque todo recomeço requer esta virtude.

.

Nenhum comentário: