O que acontece quando você entra em um Centro Espírita?


Por: Sabrina 

Quando você entra em um centro espírita, você não se torna médium. A não ser que você já tenha nascido com o corpo físico preparado para isso, você não começa a ver ou a ouvir os Espíritos.

Quando você entra em um centro espírita, não existe nenhuma espécie de recado dos Espíritos Superiores direcionado exclusivamente a você. Tampouco seus familiares desencarnados te enviarão cartas dizendo o que você deve ou não fazer da vida.

Quando você entra em um centro em espírita, as pessoas não vão te contar quem você foi ou fez em suas vidas passadas. Se essas informações fossem necessárias você se lembraria por conta própria. Basta saber que você colhe hoje aquilo que plantou em outras existências até para que você passe a semear com mais sabedoria e amor no seu dia de hoje.

Quando você entra em um centro espírita, você não recebe a solução mágica para resolver seus problemas. Suas dores continuarão a existir. Suas perdas, suas mágoas, suas dificuldades de relacionamento ou o que quer que você enfrente na vida.

Quando você entra em um centro espírita, você definitivamente não está salvo. Seu lugar no céu jamais poderá ser comprado até porque a ideia de céu do Espiritismo nada tem a ver com anjos tocando harpa nas nuvens, e sim com a consciência tranquila do dever cumprido.

A verdade, que poucos compreendem ou querem compreender, é que quando você começa a frequentar um centro espírita absolutamente nada muda em sua vida.

Acredite. Nada mesmo.

A não ser que você tome a decisão de mudar, que você compreenda que precisa realizar melhorias em si mesmo, que aceite o convite da reforma íntima e moral, tudo continuará da mesma forma que já estava.


Ninguém pode viver nossa vida ou dar por nós os passos que nos cabem. Compete a cada um de nós a construção da nossa própria felicidade. Essa noção de responsabilidade individual, tão pouco considerada nos dias atuais, é, com certeza, uma das primeiras lições, entre tantas outras, que você aprenderá quando de fato entrar em um centro espírita.

60 comentários:

Juliana Vasconcelos disse...

Sábias palavras !

Isaniella disse...

Muito bom!

Ingrid Santana disse...

Belíssimo texto, esclarecedor! O espiritismo mostra que somos herdeiros de nós mesmos.

Anônimo disse...

Texto perfeito!!! Parabéns ao autor,

Maggy Rodrigues disse...

É asdm mesmo...

Anônimo disse...

Maravilhoso texto!! Verdadeiro!!!

Unknown disse...

Ótimo este ensinamento. As pessoas precisam saber das suas responsabilidades.

Unknown disse...

Esse texto deveria ter no mural de entrada de todas as casas espiritas...pois a maioria ainda busca os milagres....

Lourenço Quezada Júnior disse...

O texto acima é excelente. Penso que ao entrar num Centro Espírita, em princípio, se você começar a aceitar os ensinamentos das palestras, leituras e exemplos de comportamentos dos amigos com maior evolução, vai adquirir uma espécie de senha para começar a se modificar. A Reforma Íntima, como os Espíritas denominam, é a mudança interior de valores que cada um de nós vai ter que empreender. Antes disso é fundamental o Auto Conhecimento. Eu chamo de "cair a ficha" das nossas falhas de pensamento e atitudes que estão em desacordo com a moral Espírita e com a mensagem de Jesus Cristo. É melhor deixar a vaidade, a soberba e o orgulho de lado, e resignar-se perante a consciência das falhas... É hora de reformar e assim a Evolução acontece paulatinamente, ficando a vida mais leve e producente. A Doutrina Espírita não faz milagres, ela dá todas as condições e suporte para cada um de nós evoluir. Estamos na nossa mais importante passagem pela Terra. Época de falar menos e agir mais. Pensamentos e atitudes focados no bem e para o bem. Vamos lembrar que Deus não perdoa, tolera... Aquela máxima "fora da caridade não há salvação" pode ser interpretada assim "fora de se promover o bem, muita quantidade de bem, incondicionalmente, não há reparação dos nossos erros milenares..." Qual o benefício de se frequentar um Centro Espírita com o intuito de saber o futuro ou então falar com os mortos se nem as nossas dívidas antigas estamos tratando de saldar ?

Alexandre disse...

Sim você está certa, mais nos como espíritas temos que mostrar o caminho para a pessoa. Se não adianta ela ir no centro espírita e não tiver uma orientação espiritual. Jesus não disse vá e evangelize e Alan Kardek também disse.

Unknown disse...

Perfeito

Unknown disse...

Sábias palavras.

Anônimo disse...

Nada muda nossa vida, a não ser nós mesmos...centro espirita, Igreja Evangélica ou católica...não faz milagres em nada...agente conduz o coração e a cabeça...com atitudes ao próximo, amor condicional...isso é que faz a diferença... compaixão e caridade.

Anônimo disse...

Eu parei porque algo acontece comigo..meus olhos não me obedeçam fico com sensação estranha...parece que estou bêbada...as vezes apago mesmo...vamos dizer que durmo..como fico com vergonha não frequentei mas..

Unknown disse...

Concordo com a Sílvia Oliveira, pois tem uma grande maioria também, que vai à Casa Espírita, apenas com o intuito de presenciar fenômenos.

Meg disse...

Sua vida só melhora se vc se melhorar

Anônimo disse...

Amor incondicional

Anônimo disse...

Onde posso encontra um mas próximo moro zl

bialovebooks disse...

Perfeito! Pena que muitos ainda buscam milagres, não a evolução espiritual.

Anônimo disse...

quando se entra numa casa espírita, se sente a paz e o amor das pessoas que la estão, que te recebem na porta, te chamando de irmão-ã, que te dão o 'abraço fraterno', que te dão boas vindas, e se pode sentar em paz e sem dizer uma só palavra, se sentir parte de um todo, se sentir entre amigos, encarnados, os médiuns e trabalhadores da casa, que mesmo com seus problemas que todos temos, de vida, dia-a-dia, estão lá, com um sorriso no rosto e uma palavra amiga. sente se tb a saudade dos que já se foram deste plano material, e assim, sabemos que lá eles podem estar junto a nós, se choramos em silêncio, eles estão a nos abraçar. e então, tomamos o passe magnético, bebemos a água fluidificada, ouvimos a prece final, após a palestra com a palavra edificante posteriormente, que se deve introjetar e se colocar no lugar do 'personagem', do exemplo que o palestrante está sutilmente a nos ensinar ao narrar uma história, uma passagem, uma experiência, ao narrar sua sabedoria de vida. estamos ali para aprender e para voltarmos para casa mais tranquilos com aqueles ensinamentos, além de também, auxiliados no que devemos ser auxiliados, pelos mentores espirituais da casa, e não naquilo que 'queremos' que sejamos atendidos. há um tempo e hora para tudo, e só Deus sabe, e pode ainda ser que precisemos ter noção, dentro ou fora da casa espírita, que temos ainda muito a aprender. porém, muito a praticar sem esperar nada em troca, ler, para nos instruir, e amar e RESPEITAR ao próximo, a casa espírita não é ponto de encontro romântico, portanto, tirando de mim o exemplo, que sofri assedio dentro e fora de la, enquanto tentava ser gentil e amigavel, portanto, respeitemos a individualidade e o avanço alheio na doutrina, sem querermos ser o que o outro não pediu. pois que se acha o dono da verdade e das respostas universais sobre a espiritualidade, nesta terra, deve pensar melhor se está no lugar certo, dentro - principalmente - da casa espírita.

Unknown disse...

Ótima explicação e com muita sabedoria a mudança está em nós mesmo, independente da religião temos que buscar melhorarmos dia pois dia,erros sempre teremos mais buscar sempre melhorar para evoluirmos espiritualmente.

Unknown disse...

Amei!

Neirys disse...

Eu frequento na zona leste Francisco de Assis.. Me curei lá. conheço muitos q se curaram lá também. Quem conhece realmente vai ama

Anônimo disse...

A gente conduz..../ Agente 007...*

Anônimo disse...

Achei muito interessante
As igrejas deveriam ter a mesma filosofia

Akemi Haze disse...

QUANDO SE ENTRA NUM CENTRO ESPÍRITA; EU TENHO A MESMA OPINIÃO DE LOREN QUEZADA JÚNIOR (LEIA COM ATENÇÃO)NN

vitoria kurylo disse...

Lindo, adoro ir ao Centro Espírita, fico com muita Paz interior.

Anônimo disse...

Sim é tudo isso, esse é o sentimento, parabéns! Que Deus nos abençoe e nos guie sempre.

Anônimo disse...

Quando vc entra está carregado de energias negativas,mas quando sai cheio de energias positivas vc estará mais apto a promover as mudanças que precisa fazer em sua vida!

Unknown disse...

Muito bom!

Unknown disse...

Agradeço a amiga que me enviou o texto, muito esclarecedor!

Antonio Carlos Caran disse...

O texto veio corroborar que a melhor religião é aquela que nos torna um ser humano melhor. O Centro espírita mostra o caminho; a decisão é de cada um, seguir ou não seguir.

Anônimo disse...

Isso é mediunidade. Precisa ser educada e orientada. Abandonar não é solução pra quem quer fazer certinho.

Anônimo disse...

Verdade!!!!sábias palavras!!!!

Anônimo disse...

Lá eles só sabem iludir os bestas, casa das trevas, só dá pra trás as pessoas. Não oferece soluções e agora vem dizer que as pessoas tem que fazer por si próprias, estão confessando sua inutilidade!

Anônimo disse...

Ótima explicação eu gostaria de saber mais sobre espiritismo e de frequentar um centro espírita

Unknown disse...

Não sei o que acontece já mandei vários comentários e vocês náo retornam.Mesmo assim aqui vai.Sinto me à vontade lá dentro mas ainda possuo uma resistência que vem não sei de onde.É complicado!

Anônimo disse...

O Espiritismo não é nada mais, nada menos do que o Evangelho do Cristo pregado dentro do Ele ensinou, sem floreios e maquiagens. Você é livre para fazer o que quiser, mas é também responsável por todos os seus atos. Como disse o Cristo: a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. A cada um será dado conforme as suas obras. Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
Nós colhemos, hoje, simplesmente, o que plantamos ontem, nós recebemos hoje o resultado das nossas ações praticadas ontem. Os nossos sofrimentos são o pagamento das nossas ações de ontem.
Um Centro Espírita simplesmente lhe conscientiza de quem você é, de onde veio,
para que veio e para onde irá depois desta vida. Muita Paz a todos. Muita Luz

Anônimo disse...

Mas Jesus também disse, "vá e não peques mais".

Anônimo disse...

Concordo Plenamente com vc . Pois o desespero é tanto dos seres humanos hj em dia q esquecem o que somos, e temos q mostrar um caminho. Eu diria uma luz no fim do túnel.Uma casa espirita, é um pronto socorro ,e se for mantida com honestidade, amor gratuito e com médiuns evoluídos com certeza terão varias respostas em seus pedidos de socorro...boa noite..

Anônimo disse...

Belo texto,muito esclarecedor.

Laninha disse...

A casa das trevas pode estar em qualquer lugar, inclusive dentro da sua mente que insiste em pensar no mal a todo instante. Somos nós que temos que fazer por nós mesmos! Não existe outra saída para o processo evolutivo, temos que nos melhorar em nossa moral, aprender a amar com respeito, seguir simplesmente o exemplo que Jesus nos deixou, AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS e O PRÓXIMO COMO A TI MESMO, essa é a lei.
É isso que a doutrina espírita prega! O evangelho de uma forma clara e sem alegorias.
Um dia todos teremos a capacidade de absorver os ensinamentos do Cristo, até lá...Que o nosso bom Deus com a sua infinita misericórdia possa nos conceder a paz e o amor durante cada minuto de nossa existência.

Anônimo disse...

Eu penso da mesma forma pois a melhora realmente só acontece qndo nos melhoramos intimamente com nossos pensamentos positivos não querendo ser melhor que ninguém é procurar andar com humildade é praticar tdo aquilo que Jesus nos ensinou.mas amei o texto vale a pena refletir

Anônimo disse...

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.Nao há condenação para quem reconhece Jesus como Salvador. JESUS é o caminho, busque a verdade.

Anônimo disse...

Na casa espírita eu descobri o todos os problemas da minha vida está no espelho.

Unknown disse...

Desejo.
Eu gostaria de saber o que levou a morte de meus filhos os dois forma mortos cada um com três tiros ,queria saber ou que alguém podesse me explicar o porque disso tudo sei que tinha uma vida fora da presença do senhor mais porque os dois da mesma forma três tiros é o que tirou suas vidas forma no mesmo lugar queria saber o porque tinha que ser assim,onde eu errei?

Unknown disse...

Onde posso encontrar um em Aracaju /se

Unknown disse...

A expressão "Vamos lembrar que Deus não perdoa, tolera..."Quais são os atributos de Deus? Deus, em sua infinita bondade, sempre perdoa.

Unknown disse...

Lorenço Quezada:A expressão "Vamos lembrar que Deus não perdoa, tolera..."Quais são os atributos de Deus? Deus, em sua infinita bondade, sempre perdoa.

Lourenço Quezada Júnior disse...

Sr.PAULO ROGERIO JOSE, na minha opinião o entendimento desta frase dita por Chico Xavier "Deus não perdoa, tolera" simplesmente resume o entendimento da lógica espírita. Veja, se Deus perdoasse nossos erros, não teríamos a chance de reparar e assim, muito provavelmente, tornaríamos a errar muito mais, prejudicando assim nossa evolução. Se Ele perdoasse não daríamos o minimo de valor à lição. Nossa evolução depende exatamente deste mecanismo: mesmo não conhecendo nossos erros das vidas passadas, não devemos reclamar das intempéries desta vida, devemos fazer o bem, muita quantidade de bem, para neutralizar todo mal que fizemos... Devemos aceitar as dificuldades como "normais" sem, contudo, jogar a toalha deixando de lutar para o progresso de si próprio e da humanidade. Que valor teria esta vida se Deus nos perdoasse em tudo, em todos nossos erros ?

Anônimo disse...

Gosto muito de ir no centro espirita

Anônimo disse...

Gosto muito de ir no centro espirita

Lourenço Quezada Júnior disse...


Sr. Anônimo :"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", na minha opinião, a verdade é que erramos muito nas diversas passagens pela Terra... A verdade é que temos que reparar nossos erros e por isto estamos aqui... A verdade é que não há salvação, não há reparação se não focarmos em fazer o bem incondicionalmente... A verdade é que se fala muito e pouco se faz... A verdade é que precisamos sair dos livros grossos, dos cursos, palestras, templos, etc. e sair a campo para socorrer os necessitados... A verdade é que temos que ajudar Nosso Senhor Jesus Cristo a administrar a Terra, lutando por aqueles que já não têm mais voz... A verdade é que a nossa evolução vem a partir deste entendimento... Esta é a minha verdade e não abro mão dela por nada neste mundo.

Ninha Rocha disse...

Nada acontece qdo vamos à casa espírita? E a assistência espiritual não existe? DALVA ROCHA

Anônimo disse...

Você não errou em nada . ComO disse o texto a gente colhe o que planta. Talvez em outra encarnação eles tiraram a vida de alguém ou aceitou vir nessa para passar por esse propósito. Não se culpe.

Anônimo disse...

Fui poucas vezes , mas estas poucas acabo dormindo . Por quê?????

nilson arruda disse...


na minha opinião, ir ao centro, é muito importante por que trata-se de uma câmara espiritual, para o fortalecimento do trabalho que nós temos de por em prática.
da ir, é que podemos colocar as coisas em ordem de aprendizado.

Anônimo disse...

A melhoria somente procede da força de vontade de se aprimorar internamente!
Lá, nós recebemos as instruções/orientações de como devemos agir....o resto, é com a gente, pois ninguém nos obrigada a nada! Temos livre arbítrio.

Anônimo disse...

Silvia busca milagres ou que "os espíritos vão baixar" e trazer-lhes mal. Uma pena.

Anônimo disse...

Boa noite, ando frequentando um centro espírita pois tenho dúvidas e relatos que aconteceram comigo hoje passei na seção pronto socorro só que invés de sanar minhas dúvidas foi falado sobre minha personalidade e o que sinto só que nada adiantou pois o que preciso saber não foi esclarecido. Penso até em abandonar esse centro espírita.