Espiritismo não terá espaço nas Olimpíadas


Por: Juliana Chagas

O Comitê da Rio – 2016, que é responsável pela organização da Olimpíada, escolheu somente 5 religiões para terem representantes em seu centro inter-religioso que foi montado na Vila Olímpica para atender os atletas que participarão do evento. Somente cristãos, judeus, muçulmanos, budistas ou hindus terão sacerdotes de suas religiões no espaço.

Com isso, o espiritismo, o candomblé e a umbanda (nascida no Brasil, no próprio Rio de Janeiro) não terão seus representantes na Vila, ação esta que vem sendo criticada por seus seguidores.

De acordo com o Comitê Rio-16, a escolha das cinco religiões “oficiais” se baseou em resultados históricos de pesquisas feitas pelo Comitê Olímpico Internacional: essas seriam as doutrinas indicadas pela maioria dos atletas.
Em 2007, os Jogos Panamericanos abriram espaço pela primeira vez na história para o Espiritismo. No chamado “Oratório do Atleta”, ocorreram sessões espíritas com tradução para dois idiomas (inglês e espanhol) além de passes e aconselhamentos.

E ainda de acordo com o censo populacional de 2010 do IBGE, espiritismo e candomblé/umbanda são as religiões com mais praticantes no país depois dos católicos e dos evangélicos.

4 comentários:

TAXIS MIGUEL PINTO disse...

Triste

Anônimo disse...

Essa notícia já está ultrapassada !! Cada religião anteriormente preterida teve direito de credenciar um representante que será chamado se houver demanda por parte dos atletas. E não podendo comparecer poderá enviar outro que será recebido na portaria, mas deverá aguardar a pesquisa de antecedentes para acessar o local de atendimento dos atletas.

Unknown disse...

Deus e perfeito, nos não entendemos,mas no final td tem um sentido. Fazer parte deste circo, nao faz bem a ninguém. Eu creio q p louvar a Deus, nao precisa de templo erguido, basta se voltar p si mesmo.

Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo disse...

Penso que isso não diminui em nada nossa doutrina, que é a doutrina com base na humildade, compreensão e caridade. Chegará o momento em que todos a reconhecerão. "...perdoa-os! eles não sabem o que fazem..." Tudo tem seu tempo, eles ainda não estão preparados!