A força do sexo

Conheça as energias sexuais e suas conseqüências
Leda Maria Flaborea
"A organização do corpo físico constitui o exaustor ideal para o equilíbrio daquele que se encontra, temporariamente, desarmonizado." 4
Partindo desse conceito, passamos a compreender o porquê da necessidade da reencarnação para todos aqueles que vivem mergulhados nas paixões inferiores de todos os quilates. Entretanto, a luta que o homem encarnado trava só terá valor se ele souber se reconstruir, enquanto se empenha nessa luta. É importante lembrarmos que somente a destruição das qualidades inferiores que o homem traz arraigadas em seu íntimo, sem a progressiva substituição por qualidades positivas, ao mesmo tempo, não dará a ele a condição para a continuidade do seu processo evolutivo.
No livro "A grande síntese", capítulo "As vias da evolução humana", Pietro Ubaldi nos diz textualmente: "Se ao ser se impõe uma morte no nível animalidade, deveis oferecer um renascimento do nível espiritual. As paixões são grandes forças que não deveis tentar destruir, mas utilizá-las e elevá-las, porque na evolução tudo procede por continuidade."
O êxtase sexual - Lamentavelmente, o ponto de vista da ciência, em relação à energia sexual, ainda se encontra no âmbito físico e, portanto, de forma superficial. Mesmo Freud, apesar de haver penetrado em alguns ângulos mais profundos, e de haver chegado a alguns desvios, manteve idêntica postura. À luz da Doutrina Espírita, entretanto, três aspectos podem ser vistos no que diz respeito ao êxtase sexual ou energia sexual, pois ele vai muito além das sensações:
ü Primeiro - Ela pode ser periférica, isto é, percebida pelos sentidos corpóreos - observação da ciência - que aparece na maioria dos homens, cujo exemplo podemos encontrar em D. Juan;
ü Segundo - Em seu oposto, temos a energia sexual de profundidade, ou seja, aquela percebida pelos sentidos do Espírito - não faz parte das observações e estudos científicos - que surge em uma minúscula parcela dos homens, cujo exemplo temos em Francisco de Assis.
ü Terceiro - Entre os dois extremos encontramos um estágio intermediário, onde já se vislumbra a necessidade que o homem tem de ampliar a energia sexual para além do corpo físico, sem, contudo abandoná-lo.
Em relação a essa busca, Emmanuel esclarece-nos, no prefácio do livro Vida e Sexo, o seguinte: "Não proibição, mas educação. Não abstinência imposta, mas emprego digno com o devido respeito aos outros e a si mesmo. Não indisciplina, mas controle. Não impulso livre, mas responsabilidade."² Podemos entender, portanto, a necessidade reencarnatória para que o homem possa, através de experiências repetidas no corpo material, encontrar a harmonia nesse campo de forças criativas.
Alguns aspectos devem ser lembrados no que diz respeito à presença dessa força no Universo e de como se manifesta no homem: pela emissão de energia, ela poderia ser um campo atrativo para aqueles Espíritos que necessitam reencarnar; mas não é uma porta aberta. Por ser um campo específico de radiação, o êxtase sexual se transforma em um verdadeiro convite às almas - que em sintonia com os pais, dentro de estruturas apropriadas, ou seja, a formação de um lar, pela união com afeto -, a se envolverem no complexo processo da reencarnação. Todavia, o êxtase sexual não tem apenas a finalidade de atender à necessidade procriativa para novos seres, em novas experiências, pois não podemos fixá-lo apenas nesse processo, quando falamos em energia sexual, mas também o de ser um mecanismo de profundas trocas energéticas entre dois seres.
É necessário lembrarmos, também, daqueles seres que por esgotamento procriativo, no caso das mulheres, ou por lesões físicas, em algum dos cônjuges, têm no êxtase o despertamento para a abertura de outros campos mentais com o surgimento do amor mais purificado. Podemos citar ainda os casos onde não há encontro sexual físico. Sendo a energia sexual inerente ao homem, há a necessidade de drenar esse potencial acumulado, no caso acima, para a energia criativa direcionada ao Bem, através de movimentos fraternos de todos os tipos. Muitos exemplos existem de homens e mulheres que renunciaram à vida pessoal para direcionar suas energias a trabalhos que levam esperança, reconforto e fé a todos os necessitados.
Qualquer forma de exteriorização do instinto sexual na Terra nunca será destruída, mas transmutada em estado de sublimação. A própria história da humanidade mostra esse caminhar em direção ao divino amor. A coletividade humana transforma-se à medida que avança no progresso moral, e a força criadora do sexo passa a ser a alavanca que impulsiona o homem para frente nesse processo. Do homem e da mulher - instinto animal - vemos surgir o homem-pai e a mulher-mãe; a tribo, transformando-se em família; a taba, em lar; a floresta selvagem e inóspita, dando lugar a lavoura pacífica; e dos impulsos heterogêneos individuais, onde cada um visa apenas seu interesse pessoal, vemos surgir os ideais coletivos de progresso, onde todos participam do bem comum. É sabido que muito temos ainda que caminhar no que diz respeito a presença dessa força criadora em nossas vidas. Os desvarios sexuais, os desequilíbrios, são problemas do Espírito em evolução e somente ele, através da sua consciência, nas idas e vindas reencarnatórias, poderá resolver.
A liberdade - Se existe um fator que podemos chamar de estopim de toda essa desorientação que viveu a segunda metade do século vinte, e que ainda perdurará por muito tempo, enquanto o homem não se conscientizar da realidade da sua existência, é o anticoncepcional. Os anos 1960 marcaram o comportamento feminino como a década da liberdade. Os movimentos feministas pela liberdade e igualdade das mulheres perante a lei civil, o mercado de trabalho e o surgimento do contraceptivo trouxeram à mulher uma condição que não possuía e que há muito desejava ver conquistada. Todavia, tanto o homem quanto a mulher, na sua grande maioria, não estavam, como ainda não estão, prontos para gozar dessa liberdade, uma vez que não têm a consciência moral de que quanto maior a liberdade maior a responsabilidade.
O sexo deixou de ser objeto de escravidão do homem para com a mulher e de chantagem da mulher para com homem. O compromisso da maternidade e da paternidade ficou relegado a segundo plano quando, sem o risco de uma gravidez, ambos puderam se envolver com outros parceiros. Sem educação e sem informação, as doenças sexualmente transmissíveis se proliferaram. Evitou-se a gravidez, não as doenças e foi no rastro dessa situação que a Aids surgiu. O abuso na aplicação dos anticoncepcionais, o aborto delituoso - abertura de clínicas, sobretudo em países mais ricos, em nome da saúde da mulher - levando a morte a milhares de mulheres, fecharam as portas reencarnatórias, contribuindo para a desorientação das energias desencadeadas pelo êxtase sexual.
Sexo grupal, troca de casais, amizade colorida, não importa o nome que se dê, são situações derivadas do amor livre, tão em moda nos anos 1970 e que ainda permanecem entre nós sob as mais diferentes designações, sobretudo entre os jovens. Qualquer uma dessas situações apresenta sempre um desequilíbrio da organização psíquica dos envolvidos. O processo obsessivo está sempre presente nessas circunstâncias, não se podendo perder de vista que é bilateral, ou seja, os envolvidos - encarnados e desencarnados - se comprazem dessa situação de desarmonia, uma vez que a influência só ocorre se oferece campo mental propício à penetração do mal, "pois a obsessão, de qualquer natureza, nada mais é que duas forças simpáticas que se chocam e se conjugam numa permuta de afinidades." ²
Nas obsessões baseadas no sexo existe a presença de uma entidade dita masculina ou feminina, dominando um homem ou uma mulher, que se utilizando das tendências inclinatórias aos arrastamentos do encarnado, leva-o a quedas deploráveis diante de si mesmo, do próximo e da sociedade. Nesses casos temos o adultério, a prostituição e a desonra irrecuperável. Se de um lado encontramos o encarnado com características às paixões inferiores, de outro, temos os obsessores que assim agem "pelo simples prazer de, através das vibrações materializadas da sua presa, que lhes concede clima vibratório propício, dar livre curso a apetites inferiores dos quais abusou no estado humano e os quais, degradantemente, conserva como desencarnado, em vista de sua inferioridade de princípios que gostosamente retém consigo, o que lhe estimula a mente, inibindo-a do desejo de progresso e iluminação espiritual." ³
Esses processos obsessivos são muitas vezes insolúveis em apenas uma etapa reencarnatória, devido ao jugo sobre a vítima. São séculos que se seguem, muitas vezes até na espiritualidade, de lutas com grandes sofrimentos, criando-se grandes dramas, até que um deles, após reflexão, desperte em si o desejo de emendar-se, quebrando assim essa ciranda da inversão de domínio na possessão.
Conseqüências - Essa desorientação das energias sexuais não atinge somente as pessoas envolvidas diretamente, mas todas aquelas que fazem parte do grupo familiar, pois trazem no seu bojo as razões de suicídios (idéias de sentimentos traídos), da criminalidade (pelo ciúme e sentimento de vingança), de doenças sexualmente transmissíveis e de abortos delituosos, marcando seus perispíritos de forma a precisarem ser restaurados em reencarnações sucessivas de bastante sofrimento. Dessa forma, o grupo familiar é envolvido, pois que gera sofrimentos a todos que indiretamente participam dos desmandos egoístas, na busca da satisfação pessoal.
Na esteira de comprometimento que esses homens e mulheres teceram pelo uso sem critério do respeito e do amor, surgem em novas experiências com doenças e inibições genésicas variadas, que pela misericórdia divina vêm como recursos inibidores para novos desmandos. Trancando as portas reencarnatórias, essas criaturas não são apenas responsáveis pelo prejuízo moral que trazem a si próprias e aos encarnados envolvidos no processo, mas também aos Espíritos que, através de compromissos com os futuros pais, aguardavam a chance de recomeçarem a jornada terrena.
A cura - É de difícil tratamento, tendo em vista três fatores: O primeiro é que, não raro, essas situações aprazem à vítima e ela deseja conservá-las. Em segundo lugar, essas infiltrações mentais, sutis, dos obsessores são ignoradas de todas as pessoas. Em terceiro lugar, porque envolve renovação moral através da reeducação mental, da aquisição de princípios elevados que, na maioria das vezes, faltaram desde a infância, e porque nem sempre os envolvidos estão dispostos a renúncias e sacrifícios.
Conclusão - Somente a compreensão da máxima "Amai-vos uns aos outros", que Jesus nos deixou, fará com que os homens, escravos das perturbações sexuais, entendam os sofrimentos alheios que seus desvarios infringem.
Concluindo, Emmanuel, diz-nos: (...) "o amor como fonte divina de manifestação de Deus é o oceano de forças em que nós todos vivemos, porque nós todos vivemos num oceano de amor, mas que o sexo é responsável quando instrumento do amor. Portanto, as nossas ligações de natureza sexual devem obedecer ao critério da lei, da palavra empenhada, do compromisso, da monogamia enfim, embora nos amemos infinitamente uns aos outros, mas no terreno do sexo o amor precisa represas para que ele não faça uma inundação destrutiva, criando calamidades sentimentais suscetíveis de arrasar com a família, com a nossa organização social. O amor vindo de Deus é livre, mas no sexo ele, o amor, é responsável."¹
Bibliografia:
1 - XAVIER, F.C. - Dos Hippies aos Problemas do Mundo - LAKE - São Paulo/SP- 3ª ed., Lição 27.
2 - EMMANUEL (Espírito) - Vida e Sexo - [psicografado por] F.C.Xavier - FEB - Rio de Janeiro/RJ - 13ª ed., 1991 - Cap. 19 e 20.
3 - MENEZES, Bezerra (Espírito) - Dramas da Obsessão - [psicografado por] Yvonne Amaral Pereira - FEB - Rio de Janeiro/RJ - 2ª ed., 1969 - pág. 24.
4 - ANDREA, Jorge - Forças Sexuais da Alma - FEB - Rio de Janeiro/RJ - 1991 - Cap. V, pág.149

2 comentários:

Irandi disse...

Texto para ser lido e relido, refletido e internalizado, para viver bem e distribuir o verdadeiro amor. Grande campo de luta esse do sexo, como dos vícios, como se apresenta bela a vida quando definimos nos ajustar as maravilhosas leis de Deus.Que Ele nos conceda forças e auxílio constante para aprendermos a educar essas nossas potencialidades e erradicar os vícios de nossas vidas, para atingirmos um dia o esplendor do amor.

JUNIOR SAÚDE CAMPINAS disse...

Excelente texto nós da uma dimensão do que é essa força sexual e como atua dentro de nós e que depende muito do esforço para poder mudar essa realidade.