Ciúmes na visão espírita


Por Morel Felipe

O espiritismo é insistente em nos apontar o orgulho e o egoísmo como os geradores de todas as nossas falhas de caráter. O ciúme não escapa a essa regra.

Você conhece alguma pessoa ciumenta? Não me refiro ao ciúme comum, aquele que dizem que é o tempero do amor. Falo do ciúme doentio, que foge dos limites do aceitável. O espírito imortal traz consigo, ao reencarnar, suas características adquiridas no curso de muitas vidas. Essas características desabrocham logo na infância na forma de tendências. Se a educação e o acompanhamento familiar não souberem detectar e modificar essas tendências desde cedo, essas características se desenvolverão livremente.

O espírito imortal mantém um padrão comportamental que lhe acompanha a bagagem milenar. Fruto da sua lenta e gradativa evolução. A sua maneira de pensar e de sentir, o seu modo de ação e reação você traz de outras existências. A formação da sua personalidade, na infância, apenas utilizou o seu material espiritual.

O espiritismo é insistente em nos apontar o orgulho e o egoísmo como os geradores de todos os defeitos humanos. O ciúme não escapa a essa regra. Como sentimento egoísta, o ciúme procura roubar a liberdade do outro, tenta obrigá-lo a seguir por um caminho delimitado ou simplesmente aprisioná-lo. O ciúme é um exercício enlouquecido de poder, de dominação e de aprisionamento do outro.

A pessoa ciumenta não sabe diferenciar imaginação e realidade, não sabe distinguir fantasia e certeza. Qualquer dúvida em sua cabeça logo se transforma em delírio. A vítima do ciumento se sujeita a ter seus pertences revistados em busca de vestígios que nem imagina do que seja. O ciumento tem ciúme do passado do outro, dos seus relacionamentos anteriores, e vive imaginando detalhes sobre fatos verdadeiros ou não.

O que o ciumento quer é o controle total e absoluto dos sentimentos, da atenção e do comportamento em geral do outro. O outro passa por situações vexatórias e bizarras, isso quando não impera a violência. Quantos crimes passionais devem sua origem ao ciúme doentio? Quantos casos de mulheres que se sujeitam à violência doméstica por depender emocionalmente ou economicamente do parceiro?

Ciúme não é amor. Pode estar relacionado a amor, mas a um amor que está doente. É um sentimento profundamente egoísta que envolve um medo insuportável de perder o parceiro para outra pessoa. Mesmo que essa pessoa só exista na imaginação do ciumento. O ciumento é alguém com a autoestima baixíssima, que não confia em si e nos seus sentimentos. Julga o outro pelos seus pensamentos mórbidos.

O ciúme, assim como outros sentimentos como raiva, mágoa, inveja, desencadeia uma série de doenças. Essas doenças podem se manifestar já nesta encarnação ou acompanhar o espírito imortal até uma próxima oportunidade na matéria para expurgar essas energias negativas, esse lixo mental e emocional.


É importante que o ciumento e sua vítima se conscientizem da necessidade de ajuda. Parece claro que, além da própria personalidade desajustada do ciumento, há interferência de espíritos obsessores nessas situações. Mas de nada adianta tratamento desobsessivo ou ajuda profissional se não houver o propósito firme de uma reforma íntima urgente. Só com a vontade real de se ajudar, de colaborar consigo mesmo, pode ser efetivada uma melhoria significativa. Isso vale para o ciumento e também para o seu parceiro, que é vitimado pelo seu ciúme. Nunca é demais lembrar que ninguém é vítima por acaso. O acaso não existe. Tudo o que nós colhemos é o que um dia nós plantamos…

8 comentários:

Aline disse...

Esse é um esclarecimento muito útil...em vista que sou muito ciumenta.Mas vou tentar mudar.

Raphaella disse...

Já passei por isso com meu ex, mas o "doente" da história era ele. Dei murro em ponta de faca... me libertei e foi a melhor coisa que eu fiz.

Lorena disse...

E como proceder com o ciúme na relação mãe e filhos?
Minha mãe tem um ciúme doentio para comigo e meu irmão, hoje já está atingindo minha filha
também que só tem um ano de vida.
O ciúme dela chega a afetar nosso relacionamento com ela de tal forma que optamos por nós afastar para não sofrer mais.

Vanessa disse...

Penso muito sobre a reforma íntima e com os outros defeitos que possuo, consigo evitar de cometê-los. O meu maior problema é com o ciúme, sei reconhecer o quanto ciumenta sou, o problema está em como me livrar disso?! Sendo que não consigo controlar meus sentimentos, quando eu percebo, já estou sentindo. Então como conseguirei me livrar? E deixar de sentir isso? É realmente muito difícil.

Anônimo disse...

Já fui uma louca ciumenta e descontrolada. Hoj morro d vergonha das coisas q fiz e sinto muito por ter feito meu ex namorado passar por isso. Depois d tanto sofrimento entendi que havia chegado ao fim e nos separamos, foi uma decisão dos dois. Foi uma fase muito difícil na minha vida, desenvolvi gastrite nervosa e não conseguia me alimentar. Eu era muito bonita, tinha corpão e emagreci muito, meu cabelo caiu, fiquei um palito rsr! Sofri com a gastrite por anos. Hoj sou casada e meu marido reclama que não tenho ciúmes dele. Na verdade ainda tenho minhas recaidas mas guardo pra mim.

Anônimo disse...

sou doente e tenho consciência disso, mas não consigo me controlar, e agora não consigo me relacionar com ninguém com medo de mim mesmo, e medo de magoar, e se magoado, não aguento mais viver assim.

Anônimo disse...

Muito esclarecedor, mas este é o ciúmes entre casais, gostaria de uma explicação para ciúmes de filha por causa da mãe, a filha casada, mas tem um ciúmes doentio pela mãe.A mãe não pode dar atenção a mais para os outros filhos, não pode brincar com outra criança, porque ela tem um neto e tem que dar atenção só para o neto, isso é motivo de gritos e brigas, que a mãe abaixa a cabeça e se sujeita a isso.

Anônimo disse...

Sofri uma vida inteira com homem doente queriaque eu seguisse a forma com ele foi criado ciumento desconfiado .Acabou com minha juventude, agora depois de velho virou traidor mulherengo sem caráter.