Chico Xavier - 14 anos de saudade


Em 1927, então com dezessete anos de idade, Francisco Cândido Xavier perdeu a madrasta Cidália e se viu diante da insanidade de uma irmã, que descobriu ser causada por um processo de obsessão espiritual. Por orientação de um amigo, Francisco iniciou-se no estudo do Espiritismo. Logo deixou de ser católico e se tornou espírita convicto.

Em 1931, em Pedro Leopoldo, iniciou a psicografia da obra Parnaso de Além-Túmulo. Esse ano, que marca a "maioridade" do médium, é o ano do encontro com seu mentor espiritual Emmanuel, "...à sombra de uma árvore, na beira de uma represa...". O mentor informa-o sobre a sua missão de psicografar uma série de trinta livros e explica-lhe que para isso são lhe exigidas três condições: "disciplina, disciplina e disciplina".

Chico Xavier psicografou mais de 450 livros, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares. Nunca admitiu ser o autor de alguma dessas obras; apenas reproduziria o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros, tendo sempre cedido os direitos autorais para instituições de caridade. As doações são todas registradas em cartório. Chico Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário.

O médium voltou ao Mundo Espiritual aos 92 anos de idade, em decorrência de parada cardiorrespiratória, no dia 30 de junho do ano de 2002. Conforme relatos de amigos e parentes próximos, Chico dizia que iria desencarnar em um dia em que os brasileiros estivessem muito felizes e em que o país estivesse em festa, para assim o desencarne dele não causar tristeza. No dia em questão, o país festejava a conquista da Copa do Mundo de futebol daquele ano (Chico desencarnou cerca de nove horas depois da partida Brasil x Alemanha).

Nenhum comentário: