Casamento homossexual segundo o Espiritismo

Fonte: Divaldo Franco Responde - Vol. II


Alguns países têm reconhecido o direito ao casamento entre os homossexuais, inclusive o direito à herança. O que pensar disso?

Reposta de Divaldo Franco: Parece-me uma atitude de justiça. Se dois indivíduos, pouco importa o sexo em que se apresentem, associam-se em qualquer tipo de empresa, os resultados devem ser idênticos. Se o indivíduo tem um relacionamento homossexual, procura dar apoio psicológico, contribuir para a vivência desse novo clã, é natural que possa ter o seu relacionamento legalizado do ponto de vista moral, e que os direitos de herança sejam transferidos para aquele que é o seu colaborador, masculino ou feminino.

Isso, para mim, significa um avanço da cultura, das doutrinas do comportamento, da civilização, porque não é pelo fato de a sociedade reconhecer ou não esse direito que ele deixa de existir. Na atualidade há esse comportamento expressivo e ignorá-lo é um absurdo, uma hipocrisia; e marginalizá-lo é um crime. Legalizá-lo, portanto, é sempre uma forma de moralização; já que a união moral é feita pelo sentimento do amor, por que não legalizar algo que existe, evitando consequências danosas que possam advir de relacionamentos que na marginalidade podem tornar-se agressivos, suspeitos pela sociedade, e até mesmo perniciosos para o meio social?

--

36 comentários:

Anônimo disse...

Verdade quem somos nos para julgar o certo ou errado.

Unknown disse...

O esclarecimento espírita sobre o tema evidência a vanguarda filosófica religiosa e científica tríplice aspecto dessa Doutrina.

Unknown disse...

Perfeito.

Anônimo disse...

Concordo
Nosso espirito não tem sexo na hora de reencarnarmos e que escolhemos como queremos vir. Somos todos irmãos e o amor está acima de tudo. Só ele vai mudar o mundo.

Unknown disse...

Que sejam consolados todos os que amam e respeitam o próximo.

Unknown disse...

Absolutamente certo..quem sou eu para questionar o amor? Seja homem ou mulher...o amor é maior e esta acima do que o revestimento corporal...

Rosane disse...

Perfeita a resposta.o amor não tem sexo.o importante é amar .e todos têm que ter o mesmo direito.

Anônimo disse...

O amor comanda a vida

Anônimo disse...

O amor comanda a vida

Unknown disse...

Eu particularmente fico muito feliz quando vejo o avanço na humanidade... É muito bom ver que as pessoas tem olhado para o interior do ser humano ❤ #somostodosiguais

Vinícius Veloso disse...

Exato. Concordo com o irmão Divaldo. O amor é o sentimento que nos une. Todos somos iguais e nossas escolhas são o direito que todos temos de expressar nossos interesses e desejos. A vida não cabe o preconceito e a intolerância.

Frias disse...

Resposta maravilhosa. A cada dia me encanto mais pelo espiritismo. E que o amor supere sempre todas as dificuldades.

Anônimo disse...

o amor realmente comanda a VIDA@!!!

Luzia Evangelista disse...

O importante é o amor,sendo mútuo, tudo vale,não devemos censurar nossos irmãos em Cristo.

Unknown disse...

O amor sempre vencerá!

Rita dutra disse...

Com certeza eles merecem todo respeito o amor acima de tudo

Unknown disse...

Podemos escolher se guardamos mágoa de alguém, mas nunca escolhemos a quem vamos amar. O amor nos escolhe e ir contra esse sentimento é abrir mão de se ter uma vida plena! Assim sendo,devemos enxergar o sentimento fora do campo da sexualidade.

Anônimo disse...

Primeira página onde não leio nenhum comentário homofóbico. Parabéns aos leitores e escritor que priorizaram o amor...

Anônimo disse...

São pessoas de luz e abertas a bondade e verdade, onde há amor, há respeito!

Unknown disse...

Há aqueles que vinculam a união entre dois seres como necessariamente uma união sexual. Pobres de espírito.

Unknown disse...

Vejo com clareza de sentido quando Jesus perguntou a Pilatos: "O que é a verdade"? A verdade pode se extender a esse tema tão controvertido em nossos dias. Com quem está a verdade? E o que é a verdade? Cabe-nos afirmar que estamos com a verdade, para discriminar ou julgar esse ou aquele? Penso que a sociedade está se preparando para verdades mais apuradas! O espírito é tudo!

Maluh disse...

Bastante interessante a resposta do Divaldo.Como espírita somos bastante questionados como devem fazer os que se amam do mesmo sexo. Sempre aprendendo com o mestre Divaldo

Aninha disse...

Perfeito, por isso me sinto amparada na doutrina espírita. Não existe preconceito, a lei é a caridade. Alma não tem cor nem sexo. Ensino isso para meus filhos. Amor e caridade sempre.

Anônimo disse...

Parabens a todos vocês que comentaram e colocaran o amor em primeiro lugar!! Precisamos de pessoas assim <3

Donizete disse...

O evangelho segundo o espiritismo é totalmente arbitrário com o evangelho segundo a bíblia. No evangelho segundo o espiritismo o homem condena ou perdoa as coisas do mundo. No evangelho segundo a bíblia quem perdoa é Jesus Cristo.

Anônimo disse...

O importante na vida é o amor e o respeito!

Anônimo disse...

Que prevaleça o amor e o respeite sempre. Amém.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Divaldo, quem somos nós para julgar. Temos q respeitar o direito e as escolhas de cada um. Cada individuo tem a sua missão a cumprir q escolheu no momento de reencarnar. Amo essa doutrina q não julga e não condena ninguém, cada dia fico mais encantado com essa doutrina maravilhosa!!!

Viver é aprendizado disse...

PENSO DA MESMA FORMA.SOU HOMOSSEXUAL COM ORGULHO,JA SOFRI MUITO PARA ME ACEITAR COMO TAL HOJE.JA FUI EVANGELICO E O PRECONCEITO E MUITO GRANDE POR MA INTERPRETAÇÃO DA BIBLIA.O AMOR ESTA A CIMA DE TUDO ATE PQ ENTAO O AMOR COMO O ESPIRITO N TEM SEXO.

Anônimo disse...

Perfeito !!! O amor acima de tudo, o amor sempre vencendo :D

Unknown disse...

Jesus pregou o amor. Amar não é pecado, independente de quem se ame.

Anônimo disse...

Perfeito e esclarecedor. Pretendo me casar em breve❤

Kátia Vanessa disse...

Nossaaa que alegria ver o quanto estamos Evoluindo... É claro homossexualidade é um assunto muito delicado, precisamos acolher que estamos aqui neste mesmo momento de muitos que ainda não "aceitam", porém neste acolhimento e observação estamos Evoluindo!!
Que nossos guias nos protejam!!
Muito AMOR e LUZ!!!

Anônimo disse...

Reconhecimento da legalidade da união e o apoio às pessoas que segue tal aspecto, não representa necessariamente a concordância com esse aspecto.

Apenas minha opinião, aceitar e legaliza, não é concordar.

A experiência de vinda em corpo contrário ao da personalidade, caracteriza-se por uma provação ou expiação pelo qual o espírito passa. Seria então tal vivência algo a ser incentivado ou levado a uma reflexão a respeito do o levou a enfrentar tal situação em seu estado encarnado.

Anônimo disse...

Amei!!

Unknown disse...

Todo amor te aproxima de Deus e todo preconceito te afasta dele, por isso que a cada dia mais amo o espiritismo!!