Casamento homossexual segundo o Espiritismo

Fonte: Divaldo Franco Responde - Vol. II


Alguns países têm reconhecido o direito ao casamento entre os homossexuais, inclusive o direito à herança. O que pensar disso?

Reposta de Divaldo Franco: Parece-me uma atitude de justiça. Se dois indivíduos, pouco importa o sexo em que se apresentem, associam-se em qualquer tipo de empresa, os resultados devem ser idênticos. Se o indivíduo tem um relacionamento homossexual, procura dar apoio psicológico, contribuir para a vivência desse novo clã, é natural que possa ter o seu relacionamento legalizado do ponto de vista moral, e que os direitos de herança sejam transferidos para aquele que é o seu colaborador, masculino ou feminino.

Isso, para mim, significa um avanço da cultura, das doutrinas do comportamento, da civilização, porque não é pelo fato de a sociedade reconhecer ou não esse direito que ele deixa de existir. Na atualidade há esse comportamento expressivo e ignorá-lo é um absurdo, uma hipocrisia; e marginalizá-lo é um crime. Legalizá-lo, portanto, é sempre uma forma de moralização; já que a união moral é feita pelo sentimento do amor, por que não legalizar algo que existe, evitando consequências danosas que possam advir de relacionamentos que na marginalidade podem tornar-se agressivos, suspeitos pela sociedade, e até mesmo perniciosos para o meio social?

--

36 comentários:

Anônimo disse...

Verdade quem somos nos para julgar o certo ou errado.

Erika Santos disse...

O esclarecimento espírita sobre o tema evidência a vanguarda filosófica religiosa e científica tríplice aspecto dessa Doutrina.

Giane navega disse...

Perfeito.

Anônimo disse...

Concordo
Nosso espirito não tem sexo na hora de reencarnarmos e que escolhemos como queremos vir. Somos todos irmãos e o amor está acima de tudo. Só ele vai mudar o mundo.

Jorge Luiz de Sousa Luiz disse...

Que sejam consolados todos os que amam e respeitam o próximo.

Marilise Burger disse...

Absolutamente certo..quem sou eu para questionar o amor? Seja homem ou mulher...o amor é maior e esta acima do que o revestimento corporal...

Rosane disse...

Perfeita a resposta.o amor não tem sexo.o importante é amar .e todos têm que ter o mesmo direito.

Anônimo disse...

O amor comanda a vida

Anônimo disse...

O amor comanda a vida

Unknown disse...

Eu particularmente fico muito feliz quando vejo o avanço na humanidade... É muito bom ver que as pessoas tem olhado para o interior do ser humano ❤ #somostodosiguais

Vinícius Veloso disse...

Exato. Concordo com o irmão Divaldo. O amor é o sentimento que nos une. Todos somos iguais e nossas escolhas são o direito que todos temos de expressar nossos interesses e desejos. A vida não cabe o preconceito e a intolerância.

Rudá Frias de Pinho disse...

Resposta maravilhosa. A cada dia me encanto mais pelo espiritismo. E que o amor supere sempre todas as dificuldades.

Anônimo disse...

o amor realmente comanda a VIDA@!!!

Luzia Evangelista disse...

O importante é o amor,sendo mútuo, tudo vale,não devemos censurar nossos irmãos em Cristo.

Welder Costa disse...

O amor sempre vencerá!

Rita dutra disse...

Com certeza eles merecem todo respeito o amor acima de tudo

Ancelmo José de Oliveira disse...

Podemos escolher se guardamos mágoa de alguém, mas nunca escolhemos a quem vamos amar. O amor nos escolhe e ir contra esse sentimento é abrir mão de se ter uma vida plena! Assim sendo,devemos enxergar o sentimento fora do campo da sexualidade.

Anônimo disse...

Primeira página onde não leio nenhum comentário homofóbico. Parabéns aos leitores e escritor que priorizaram o amor...

Anônimo disse...

São pessoas de luz e abertas a bondade e verdade, onde há amor, há respeito!

Jose Perdomo disse...

Há aqueles que vinculam a união entre dois seres como necessariamente uma união sexual. Pobres de espírito.

LUIZ ESTANISLAU disse...

Vejo com clareza de sentido quando Jesus perguntou a Pilatos: "O que é a verdade"? A verdade pode se extender a esse tema tão controvertido em nossos dias. Com quem está a verdade? E o que é a verdade? Cabe-nos afirmar que estamos com a verdade, para discriminar ou julgar esse ou aquele? Penso que a sociedade está se preparando para verdades mais apuradas! O espírito é tudo!

Maluh disse...

Bastante interessante a resposta do Divaldo.Como espírita somos bastante questionados como devem fazer os que se amam do mesmo sexo. Sempre aprendendo com o mestre Divaldo

Aninha disse...

Perfeito, por isso me sinto amparada na doutrina espírita. Não existe preconceito, a lei é a caridade. Alma não tem cor nem sexo. Ensino isso para meus filhos. Amor e caridade sempre.

Anônimo disse...

Parabens a todos vocês que comentaram e colocaran o amor em primeiro lugar!! Precisamos de pessoas assim <3

Donizete disse...

O evangelho segundo o espiritismo é totalmente arbitrário com o evangelho segundo a bíblia. No evangelho segundo o espiritismo o homem condena ou perdoa as coisas do mundo. No evangelho segundo a bíblia quem perdoa é Jesus Cristo.

Anônimo disse...

O importante na vida é o amor e o respeito!

Anônimo disse...

Que prevaleça o amor e o respeite sempre. Amém.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Divaldo, quem somos nós para julgar. Temos q respeitar o direito e as escolhas de cada um. Cada individuo tem a sua missão a cumprir q escolheu no momento de reencarnar. Amo essa doutrina q não julga e não condena ninguém, cada dia fico mais encantado com essa doutrina maravilhosa!!!

dvyd charles disse...

PENSO DA MESMA FORMA.SOU HOMOSSEXUAL COM ORGULHO,JA SOFRI MUITO PARA ME ACEITAR COMO TAL HOJE.JA FUI EVANGELICO E O PRECONCEITO E MUITO GRANDE POR MA INTERPRETAÇÃO DA BIBLIA.O AMOR ESTA A CIMA DE TUDO ATE PQ ENTAO O AMOR COMO O ESPIRITO N TEM SEXO.

Anônimo disse...

Perfeito !!! O amor acima de tudo, o amor sempre vencendo :D

Jacque Pires disse...

Jesus pregou o amor. Amar não é pecado, independente de quem se ame.

Anônimo disse...

Perfeito e esclarecedor. Pretendo me casar em breve❤

Kátia Vanessa disse...

Nossaaa que alegria ver o quanto estamos Evoluindo... É claro homossexualidade é um assunto muito delicado, precisamos acolher que estamos aqui neste mesmo momento de muitos que ainda não "aceitam", porém neste acolhimento e observação estamos Evoluindo!!
Que nossos guias nos protejam!!
Muito AMOR e LUZ!!!

Anônimo disse...

Reconhecimento da legalidade da união e o apoio às pessoas que segue tal aspecto, não representa necessariamente a concordância com esse aspecto.

Apenas minha opinião, aceitar e legaliza, não é concordar.

A experiência de vinda em corpo contrário ao da personalidade, caracteriza-se por uma provação ou expiação pelo qual o espírito passa. Seria então tal vivência algo a ser incentivado ou levado a uma reflexão a respeito do o levou a enfrentar tal situação em seu estado encarnado.

Anônimo disse...

Amei!!

Cris Kaizer disse...

Todo amor te aproxima de Deus e todo preconceito te afasta dele, por isso que a cada dia mais amo o espiritismo!!