Peculiaridades do Espiritismo


Por Valter Viana

A finalidade primordial do Espiritismo é ajudar o ser humano em sua evolução, relembrando-lhe os ensinamentos de Jesus e trazendo-lhe todo um universo de novos conhecimentos.

As atividades espíritas são sempre voltadas para finalidades nobres, educativas e caritativas. Os que agem diferentemente em nome do Espiritismo estão equivocados ou mal intencionados.

As sessões ou reuniões espíritas são, modo geral, sobre evangelho, estudos doutrinários, palestras, passes, trabalhos mediúnicos e cursos diversos.

As de evangelho destinam-se não só ao estudo dessa matéria, mas, principalmente, sobre como aplicá-la na prática, no cotidiano.

Nas doutrinárias, estuda-se a filosofia e o conhecimento espírita.

As palestras versam sobre temas variados à luz do Espiritismo.

Os passes representam uma terapia onde pessoas treinadas para esse fim efetuam verdadeira limpeza no sistema energético do beneficiado, transmitindo-lhe ainda novas energias. O passe é muito importante em qualquer tratamento espiritual, seja de enfermidades físicas ou perturbações de qualquer natureza. Algumas instituições espíritas dedicam-se a atividades voltadas especificamente para a cura de enfermos, utilizando-se do passe, da água fluidificada, do receituário homeopático, das operações a distância, das irradiações, ou ainda, de operações feitas diretamente por espíritos incorporados em médiuns, ou mesmo materializados.

Os cursos são os mais diversos, versando sobre assuntos ligados ao Espiritismo. Os mais comuns são os estudos doutrinários, sobre mediunidade e passe.

Os trabalhos mediúnicos nos centros bem orientados são realizados visando, principalmente, dar atendimento ao grande número de espíritos sofredores que perambulam na crosta da Terra e nas zonas espirituais adjacentes; a conscientização e afastamento de espíritos obsessores (perseguidores espirituais) e, eventualmente, para receber esclarecimentos ou orientações dos espíritos responsáveis pelas atividades da Instituição.

O Espiritismo não adota: práticas divinatórias, ou seja, baralho, leitura de mão, jogo de búzios, horóscopos etc.
Não usa rituais, oferendas, velas, charutos, defumações, cânticos litúrgicos, ou quaisquer apetrechos de culto. Não faz “trabalhos” como, desmanchas, amarrações, abertura de caminhos, ou assemelhados; Não possui sacerdócio ou hierarquias terrenas.

Nada cobra de seus seguidores, nem por quaisquer das inúmeras atividades ou auxílios que presta; respeita todas as religiões que visam aproximar a criatura de seu Criador, por entender que também são caminhos para Deus.



Nenhum comentário: