Mediunidade

Por Valter Viana

Muitas civilizações transformaram-se em pó no decorrer dos tempos, mas o intercâmbio mediúnico ficou documentado. Processos de vivência humana evoluíram em todos os planos, porém o processo de intercâmbio entre o plano espiritual e terreno continuou o mesmo.
Direcionado pelas forças grandiosas do mundo espiritual, muitos homens foram e continuam sendo instrumentos da espiritualidade.
A Mediunidade é a faculdade que permite o intercâmbio entre o mundo dos encarnados e o dos espíritos, viabilizando a oportunidade de sentir e transmitir as sensações e comunicações entre estes dois planos.
Segundo Terezinha Oliveira, na obra “Mediunidade”, existem dois tipos de intercâmbio: oculto e ostensivo. Oculto, quando a manifestação da faculdade, na sua grande maioria, nem é percebida. Intuições, pensamentos, orientações e até pressentimentos, passam desapercebidos pelas pessoas. O outro, o ostensivo, tem manifestação mais caracterizada, marcante. São as psicofonias, efeitos físicos, psicografias e outras, são as faculdades predominantes dos médiuns, que servem de intermediários, podendo ser interpretes ou instrumentos dos espíritos. Colocado isto, concluímos que todas as pessoas são influenciadas pelos espíritos.
O médium, por ter a faculdade mais aflorada, proporciona maior oportunidade de manifestação dos espíritos, tanto os bons como aqueles ainda em condição inferior. Para que possamos exercitar com segurança a faculdade mediúnica, é importante a freqüência na Casa Espírita, o estudo e o aprimoramento moral, o que em muito ajudará o médium, evitando a influência perturbadora e a até a obsessão.
O espírita, principalmente o médium, precisa entender o valor de “O Livro dos Médiuns”, pois, para se praticar algo é preciso conhecê-lo. A Doutrina Espírita necessita de um estudo contínuo, pois ela é o arrebentar de limites, abrindo visão à cegueira espiritual, mostrando à humanidade a fé científica revestida pelo Amor Universal, que é a base de todas as leis.
Por fim, sabemos que a prática da mediunidade, nos dá a certeza da existência de uma ação inteligente e individual existente fora do mundo físico. Somos espíritos encarnados e sem o corpo físico passamos a atuar no plano espiritual, portanto é natural que ocorra o intercâmbio, o que prova a continuidade da vida do espírito.

Nenhum comentário: