Transtornos alimentares em uma visão Espírita


Reprodução @espiritismohoje 
Adaptado da Revista Saúde da Alma nº 04 - Olinta Fraga - Psicóloga

Embora pareçam transtornos modernos, suas origens podem ser encontradas muito tempo. De forma sintética, podemos encontrar a anorexia nos antigos jejuns como também nos períodos de muita precariedade, como durante guerras, e mortes por inanição. A bulimia relembra a indução à gula e vômitos provocados nos festejos entre os poderosos. O culto ao corpo tem suas bases na Grécia;


Conforme nossos estudos, na busca da etiologia espiritual desses transtornos, assistidos por Orientadores Espirituais, muitos foram aqueles que levaram à morte, por inanição, escravos, inimigos, etc., ou que praticaram a antropofagia, ou envenenamentos. Criaturas com poder religioso convenceram escravos ao jejum, com o intuito de diminuir os gastos dos donos de propriedades.



São resultado de diversas reencarnações, que deixaram comprometimentos em nosso corpo astral, de forma mais definida nos chacras gástrico e frontal. No chacra gástrico, está o centro de nosso poder pessoal e o controle de nossa energia emocional. Sua disfunção pode levar à falta de ânimo, de confiança e de vontade e também às dificuldades afetivas. No chacra frontal, está o centro da compreensão, memória, imaginação. Sua disfunção dificulta a empatia e a criatividade.



São transtornos de difícil recuperação. No entanto, conforme estudiosos, se o problema surge na adolescência, as chances são maiores do que quando surgem na fase adulta.



É extremamente importante a terapia individual e também em grupo, pois favorecerá a socialização e a reflexão por meio do espelho do outro. O trabalho com os familiares também é importante, uma vez que é preciso criar espaço para que esses revejam as relações no ambiente doméstico.

É também indicado as terapias magnéticas, como o passe e a água fluidificada, que favorece na organização energética, facilitando a abertura e aceitação para o movimento de mudança. As tarefas beneficentes proporcionam experiência de trocas gratuitas e nutridoras.



Nenhum comentário: