Cremação na Visão Espírita


Os nobres amigos Índio Flexa Dourada e Dr. Bezerra de Menezes explicam: “Espalhem sempre que a cremação não é vista com bons olhos no Mundo Espiritual. Mesmo quando o Espírito já deixou totalmente o vaso físico, as lembranças ficam registradas na memória espiritual. Deixemos a Terra consumir aquilo que ela trouxe sem agressões. Tudo que radicalize, tudo que afronte a vestidura humana, interfere no equilíbrio espiritual. Tratemos bem de nosso vaso corpóreo. Façamos dele a morada de Deus. (…) Imaginem o acidente de um caminhão em alta velocidade, batendo contra uma muralha. A cremação é algumas vezes pior que isso”.

Sebastião Camargo complementa: “Se você não tem a lucidez para fazer isso é melhor não arriscar porque um dos espíritos mais lúcidos e conscientes no Brasil, no último século, que eu conheço, Francisco Cândido Xavier, quando foi para outras dimensões, disse essas palavras: ‘não toque no meu corpo’, ou seja, devolva-o a natureza conforme ela me entregou com tudo o que pude gravar nele para as próximas gerações”.

A fenomenologia do processo (desencarnação) é processada a partir de condições físico/energéticas naturais e irreversíveis. “Sentir” esse processo em quaisquer circunstâncias vai depender do maior ou menor apego ao sensorial que o aprendizado no corpo exerce.

Portanto, sem o corpo o espírito sente a partir da impressão mental. Adquirir a convicção do prosseguir na vida em outra dimensão, “deixando” uma e vestindo outra roupa é preparar-se mentalmente para evitar aspectos “desagradáveis” do processo natural.

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde!Diante deste contexto, gostaria de saber sobre "doação de órgãos". Se devemos "preservar" ou "devolver" nosso corpo assim como recebemos, qual é a visão de acordo com o espiritismo ?

Unknown disse...

Que interessante, um blog espírita... boa continuação de bons conteúdos

Anônimo disse...

Minha mesma dúvida. Oq é falado sobre isso?

PROFESSOR PARDAL disse...

Ninguem é perfeito na terra. Nem mesmo o Chico. Não creio que exista problema em cremação, desde que vc nã seja uma pessoa apegada a materia. Uma pessoa que tenha a plena consciencia que é espirito e não um corpo certamente não sofrera visto que seu espirito se desliga completamente. Porém em pessoas um pouco menos desapegada creio que seria necessario um tempo maior para a cremação algo como 48horas. Mas essa deve ser uma decisão de cada um. Vale lembrar que o espiritismo nã proibe nada. cada um sabe oque pode ou não fazer. cada um tem em seu intimo a duvida ou a certeza que quando desencarnar vai se desvencilhar completamente do corpo ou não.