O que não tem no Espiritismo

Por: Jorge Cardellis

     O Espiritismo não tem dogmas, não tem rituais, não adota em suas reuniões e em suas práticas qualquer tipo de paramentos ou vestes especiais (roupas brancas, jaleco, etc.), cálice com vinho ou bebidas alcoólica, incenso, mirra, fumo, altares, imagens, andores, velas, procissões, trabalhos espirituais, talismãs, amuletos, sacrifício animal, santinhos, administração de indulgências, confecção de horóscopos, exercício da cartomancia, quiromancia, astrologia, numerologia, pagamento de promessas, despachos, riscos de cruzes e pontos, não tem curas espirituais com cortes, fórmulas mágicas para resolver problemas sentimentais, financeiros, etc.

      Por isso, quem procurar o Espiritismo somente para obter cura imediata de seus males físicos e espirituais, ou para resolver de pronto seus problemas materiais, poderá ficar decepcionado, porque somente se realiza o que estiver dentro das leis divinas. E o Espiritismo não tem por finalidade principal a realização de fenômenos, mas, sim, o progresso moral da humanidade.

    Observação: Espiritismo é um só. As outras religiões não são espíritas, são espiritualistas, apesar de adotar, muitas vezes, livros da doutrina espírita.  

8 comentários:

eliasjisso disse...

Porque pararam no etc.?
Enganar as pessoas com evangelio fora da bibia, ja é ,não pertencer a sã doutrina de Deus, porque a biblia é a unica revelação dada aos homens e tudo que vier depois não vem de Deus. Jesus não é um espirito evoluido com esta na doutrina espirita, ele é o alfa e o omega,o principio e o fim.
Só há salvação em Jesus,pois ele é o caminho a verdade e a vida e ninguem vem ao pai se nao por ele. "Vem " significa que somente atraves dele se pode chegar a Deus. E quando se morre seguesse o juizo de Deus, não existe reencarnação. O esprito é eterno,assim como o julgamento para aqueles que negarem o evangelio,Jesus é Deus.

Osmar disse...

Prezado,

Assim como a Bíblia, a doutrina espírita não pode ser resumida em dois parágrafos, existe muuuuito mais a ser mencionado e principalmente, estudado.
Caso queira realmente seguir os princípios bíblicos, como tão ardentemente prega, sugiro lembrar do termo "não julgarás".
Estude um pouco, ou muito mais antes de julgar baseado apenas em duas frases mencionadas. Um "etc" apenas quer dizer que existe muito mais entre o Céu e a Terra do que pode-se expressar em meras palavras.
Lembremos dois princípios dos mais básicos, mas que apenas neles já poderemos todos viver em paz uns com os outros:
"Amai a Deus sobre todas as coisas"
"Amai ao próximo como a si mesmo"
Que a Paz do Senhor esteja sempre contigo.

Unknown disse...

Elias,não tenho religião alguma,estou querendo aprender mais sobre a filosofia espírita kardecista que acho muito interessante.Seu comentário me pareceu ofensivo,e pelo que pude perceber,creio que deva ser evangélico,nada contra,mas vocês "a grande maioria "não leem muito a bíblia,há mais os chamados louvores nos cultos e a palavra do pastor aos fiéis.E Jesus como você citou erroneamente não é Deus,mas sim o filho de Deus.Acho que deve sim se aprofundar na leitura bíblica pois esse é um fato ao qual todo Ser Humano tem a obrigação de saber.Também lhe digo que na bíblia há inúmeras contradições,as quais fizeram-me ficar com inúmeras dúvidas que ninguém,eu disse,ninguém soube me explicar,e o pior ninguém nunca nem havia lido tais passagens na bíblia.
O que sempre me chamou atenção na doutrina espírita kardecista foi o fato de ao observar pessoas que frequentam as reuniões e são espíritas kardecistas ,são extremamente bondosas,amáveis,desprendidas de bens materiais...e etc.Digo etc...porque são muitas outras qualidades maravilhosas que não poderia coloca-las em apenas um comentário.Já as igrejas evangélicas,prezam muito o dizimo e as ofertas de seus fiéis,louvam muito e não aprendem nada,como não não julgar o próximo por exemplo,ao invés de lerem a bíblia,simplesmente acreditam no que o pastor fala e não pesquisam a fundo por preguiça,ou por acharem que com aceitaram Jesus em suas vidas já estão salvos.Inclusive essa coisa de aceitar Jesus é ridícula,quer dizer que a pessoa que não seja evangélica é porque ela recusa a Jesus Cristo????Me desculpe a sinceridade,mas entrei no blog para pesquisar e aprender mais sobre o espiritismo kardecista e me deparei com seu comentário não pude me segurar.Eu estava em uma vibração maravilhosa e acabei me irritando com seu comentário...se não gosta do assunto o que estava fazendo no blog?

Anônimo disse...

Vc deve ser àqueles q n estudam n aprendem nada sobre o assunto e comentam quem e vc pra julgar outra religião?

LÍNGUA ATIVA disse...

Nossa Sr. Elias, qta intolerância em poucas palavras! Se, realmente, praticar o evangelho, entenderá que como Jesus nos ensinou " não julgues para não seres julgado "; "Ama teu próximo como a ti mesmo";"Faz ao teu próximo o que gostaria que fizesse a ti", etc.
Jesus é filho de Deus assim como nós! Abraços fraternos!

Anônimo disse...

Elias primeiro aprende a escrever corretamente, feito isso procure estudar a respeito antes de fazer julgamentos...Acusações sem estudo de causa e conhecimento = ignorância pura. ..

Eleusa disse...

O irmão disse que "TUDO QUE VEM DEPOIS DA BIBLIA NÃO É DE DEUS " quanta coisa não! Se parar pra estudar um pouco , vai ver que nós evoluímos muito e que na biblia não existia escola , bola , pente ,vacinas , preservativo , anti concepcional e ETC ... parei no etc por ser milhares de outras coisas , então nada disse é de Deus? vamos ampliar os horizontes .

dvs disse...

Só pode que é pastor e vive do dinheiro que tira dos seus pobres fiéis achando-se muito esperto ainda! E vem dizer que prega a palavra de Deus só que pratica intolerância religiosa?!?! Por favor! Pra cima de mim? Fica a dica: continue lendo os temas do espiritismo que talvez você aprenda algo que vem de Deus e não dos "homens" da Terra. Seu espírito precisa de muita luz para poder evoluir nessa encarnação! Que nossos Irmãos de Luz o ajudem a evoluir!