DEFINIÇÕES (Segundo
o "Aurélio")
Ciência: "conjunto
organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os
obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio.
Soma de conhecimentos práticos que servem a um determinado fim".
Filosofia: "(do
grego philosophía, "amor à sabedoria").
Estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a
compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua totalidade, quer
pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, (...), quer pela
definição do instrumento capaz de apreender a realidade, o pensamento,
tornando-se o homem tema inevitável de consideração."
Religião: "Crença
na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como
criadora(s) do universo, e que, como tal, deve(m) ser adorada(s) e
obedecida(s). Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou
crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica, etc. Modo de
pensar ou agir, princípios."
ESPIRITISMO:
CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO
O Espiritismo, na
sua feição de Consolador prometido pelo Cristo, apresenta três aspectos
diferentes: Ciência, Filosofia e Religião.
O Espiritismo é
Ciência
O Espiritismo é
ciência porque estuda, à luz da razão e de pesquisas específicas, os fenômenos
mediúnicos, isto é, os fenômenos provocados pelos espíritos e que são fatos
naturais. Não existe o sobrenatural; todos os fenômenos, mesmo os mais
estranhos, têm explicação científica. Sintetizando, Kardec afirma: o
Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos
espíritos, e de suas relações com o mundo corpóreo.
O Espiritismo é
Filosofia
O Espiritismo é uma
filosofia porque dá uma coerente e exata interpretação da vida.
Toda filosofia gera uma ética. Sua força está na sua filosofia, no apelo
que dirige à razão, ao bom senso.
Como filosofia, o
Espiritismo compreende todas as consequências morais que dimanam das relações
que se estabelecem entre nós e os espíritos.
O Espiritismo é
Religião
O Espiritismo é
religião porque ele tem por fim a transformação moral do homem, retomando os
ensinamentos de Jesus Cristo, para que sejam aplicados na vida diária de cada
pessoa. Revive o Cristianismo na sua verdadeira expressão de amor e caridade.
Segundo Emmanuel,
"a ciência, a filosofia e a religião constituem o triângulo sublime sobre
o qual a doutrina do Espiritismo assenta as próprias bases, preparando a
humanidade do presente para a vitória do AMOR"
O Espiritismo pode,
então, ser simbolizado como um triângulo de forças espirituais, em que a
ciência e a filosofia vinculam à Terra o triângulo, constituindo-se um campo
nobre de investigações humanas, visando o aperfeiçoamento da humanidade.
A religião é o ângulo divino que liga ao céu, edificando e iluminando os
sentimentos.
O ESPIRITISMO É FILOSOFIA
Toda doutrina que
dá uma interpretação à vida, uma concepção própria do mundo, é uma
filosofia. Neste aspecto, enquadra-se o estudo dos problemas da origem e
destinação dos homens, bem como a existência de uma Suprema Inteligência, causa
primeira de todas as coisas.
O Espiritismo é uma
filosofia porque, a partir dos fenômenos espirituais e dos fatos, dá uma
interpretação da vida, explicando o porquê das dores, dos sofrimentos e das
desigualdades entre as criaturas, e elucida as questões fundamentais da
existência. Para todo efeito existe uma causa e esta causa pode estar
nesta ou em vidas anteriores.
A Doutrina dos
Espíritos nos fala que:
· Deus
é a Inteligência Suprema, causa primeira de todas as coisas.
· Deus
é o criador da matéria, que constitui os mundos, e dos espíritos, que são os
seres que povoam o Universo, e que são perfectíveis por sua natureza.
· o
espírito, propriamente dito, é o princípio inteligente; sua natureza íntima nos
é desconhecida; para nós ele é imaterial porque não tem nenhuma analogia com o
que chamamos matéria.
· os
espíritos são seres individuais, têm um envoltório etéreo, imponderável,
chamado perispírito, espécie de corpo fluídico, semelhante a forma humana, e
povoam o espaço constituindo o mundo invisível.
· os
espíritos revestem-se temporariamente de um corpo material.
· a
encarnação é necessária ao desenvolvimento moral e intelectual do espírito e
para a realização das Obras de Deus.
· o
aperfeiçoamento do espírito é o fruto de seu próprio trabalho, não podendo, em
uma única existência corpórea, adquirir todas as qualidades morais e
intelectuais que devem conduzi-lo ao objetivo, que é o progresso.
· a
vida espiritual é a vida normal do espírito: ela é eterna; a vida corpórea é
transitória e passageira: é apenas um instante na eternidade.
· em
consequência de seu livre-arbítrio, uns tomam o caminho mais curto, que é o do
bem, outros o mais longo, que é o do mal.
· Deus
não criou o mal; estabeleceu leis, e essas leis são sempre boas, porque ele é
soberanamente bom; aquele que as observasse fielmente seria perfeitamente
feliz, mas os espíritos, tendo seu livre-arbítrio, nem sempre as observam, e o
mal veio de sua desobediência.
· Deus,
sendo soberanamente bom e justo, não condena suas criaturas a castigos
perpétuos pelas faltas temporárias; oferece-lhes, em qualquer ocasião, meios de
progredir e reparar o mal que elas praticaram.
· os
espíritos, encarnando-se, trazem com eles o que adquiriram em suas existências
precedentes; é a razão pela qual os homens mostram instintivamente
aptidões especiais, inclinações boas ou más, que lhes parecem inatas.
· o
esquecimento das existências anteriores é uma graça de Deus que, em sua
bondade, quis poupar ao homem lembranças frequentemente penosas.
· em
suas encarnações sucessivas, o espírito, sendo pouco a pouco despojado de suas
impurezas e aperfeiçoado pelo trabalho, chega ao termo de suas existências
corpóreas. Pertence, então, à ordem dos espíritos puros.
O ESPIRITISMO É
CIÊNCIA
O Espiritismo pode
ser definido como uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos
espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.
O Espiritismo é uma
ciência de observação, e não o produto da imaginação. Os espíritos não vieram
nos dizer que haviam pessoas que morriam e continuavam se sentindo vivas, mas
provocaram a manifestação dos espíritos dessas pessoas, para que fossem
observadas e analisadas. Desta forma surgiu a teoria.
As ciências não
fizeram progressos sérios senão depois que os seus estudos se basearam no
método experimental. Acreditava-se que esse método só poderia ser
aplicado à matéria, mas o é também às coisas metafísicas.
O Espiritismo
procede da mesma maneira que as ciências positivas, isto é, aplica o método
experimental. Fatos novos que se apresentam, que não podem ser explicados
pelas leias conhecidas, são observados, comparados, analisados e, partindo dos
efeitos às causas, chega-se a lei que os rege; depois as consequências são
deduzidas e busca-se as aplicações úteis. Todos os princípios da Doutrina
Espírita foram deduzidos por este método. Nenhuma teoria foi
preconcebida.
O Espiritismo
demonstra experimentalmente a existência da alma e a imortalidade,
principalmente através do intercâmbio mediúnico entre os encarnados e os
desencarnados; entre o plano físico e o plano espiritual. O conhecimento de um
não pode ser completo sem o conhecimento do outro, eles se complementam.
Se o Espiritismo
tivesse aparecido antes das descobertas científicas teria sido abortado, como
tudo que vem antes do tempo. A ciência do mundo, se não deseja continuar
no papel de comparsa da tirania e da destruição, tem absoluta necessidade do
Espiritismo, cuja finalidade divina é a iluminação dos sentimentos, na sagrada
melhoria das características morais do homem. (Gênese).
ESPIRITISMO É
RELIGIÃO
O Espiritismo é
religião porque tem por finalidade a transformação moral do homem,
retomando os ensinamento do Cristo, para que sejam aplicados na vida diária de
cada pessoa. Revive o Cristianismo na sua verdadeira expressão de Amor e Caridade,
religando a criatura à sua origem divina.
Não promove culto
material, não tem rituais nem cerimônias, não possui símbolos, velas,
roupas ou aparatos especiais, não admite o culto de imagens, não possui
sacerdotes ou ministros.
Não admite
rotulações diversas, tais quais: "Espiritismo de Umbanda",
"Espiritismo de Mesa Branca" ou "Espiritismo Kardecista".
Trata-se apenas de "Espiritismo", que é baseado na Codificação
Espírita.
Explica ao homem
que ele é um espírito livre em evolução, responsável direto pelos seus atos, e,
portanto, pelas suas conquistas ou fracassos.
A Fé espírita é a fé
racionada e coloca a Caridade o Amor como
condições básicas para a evolução do espírito, independente do credo praticado.
Por esta razão, não diz "Fora do Espiritismo não há salvação" e
sim "Fora da caridade não há salvação".
A caridade é a
maior das virtudes, porque proporciona ao homem colocar em prática o mandamento
essencial: "Amar ao próximo como a si mesmo".
A caridade abrange
três requisitos essenciais:
·
benevolência para com todos;
·
indulgência para com as faltas do próximo;
·
perdão às ofensas alheias.
Fonte:
O que é o Espiritismo
A Gênese
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa
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