Homens Livros

Por: Momento Espírita
Benjamin Franklin comparou-se a um livro e na sua juventude preparou a inscrição para seu túmulo com os seguintes dizeres: “O corpo de Benjamin Franklin, impressor, como a capa de um livro velho ao qual tivessem arrancado as páginas e tirado as letras e o ouro, jaz aqui, comida para os vermes”. 
Mas o trabalho não terá sido totalmente perdido; porque, segundo ele crê, aparecerá mais uma vez, numa edição nova e mais perfeita, corrigida e aumentada por seu autor. 
Podemos, sim, comparar o Universo a uma imensa livraria e a Terra como sendo uma de suas estantes. 
E nós, as criaturas, somos os livros colocados nela. É, por isso, possivelmente, que da mesma maneira que algumas pessoas compram livros apenas pela beleza da capa, sem pesquisar o índice e o conteúdo, muitas pessoas avaliam os outros pela aparência física, pela capa, sem considerarem a parte interna. 
Os que assim agem, perdem douradas oportunidades na vida de encontrar verdadeiros amigos e seres preciosos. 
Outras procuram livros com títulos sensacionalistas, histórias de terror ou romances profundos. 
Também é assim com as pessoas. Existem aquelas que buscam sensacionalismos baratos, dramas alheios ou apenas um romance. 
Podemos dizer que somos homens-livros lendo uns aos outros. 
Podemos ficar só na exterioridade da capa ou nos aprofundar até as páginas vivas do coração. 
A capa pode ser interessante, mas é no conteúdo que brilha a essência do texto. 
O corpo pode ter uma bela plástica, mas é o Espírito que dá brilho aos olhos. 
Também podemos ler nas páginas experientes da vida, muitos textos de sabedoria. Depende do que estamos buscando na estante. 
Podemos ver em cada homem-livro um texto-Espírito impresso nas linhas do corpo. 
Deus, o editor de todos os livros, coloca a Sua assinatura nas páginas do coração, mas só quem lê o interior descobre isso. 
Só quem vence a ilusão da capa, que pode ser de várias cores e tamanhos, mergulha nas páginas da vida íntima de alguém e descobre o seu real valor humano e espiritual. 
* * *
Sejamos todos bons leitores e escritores conscientes. 
Que nas páginas de nossos corações, possamos escrever uma história de amor profundo. 
Que em nossos Espíritos possamos gravar uma história de amor imortal. 
E que, na qualidade de homens-livros, possamos nos tornar leitura interessante e criativa nas várias estantes da Livraria-Universo, pois somos homens-livros sempre. 
A capa, nosso corpo físico, amassa e as folhas podem rasgar. Mas ninguém amassa ou rasga as ideias e os sentimentos de uma consciência imortal. 
O que não foi bem escrito em uma vida, poderá ser bem escrito mais à frente, em uma próxima existência ou além. 
Mas, com toda certeza, será publicado pela editora da vida, na estante terrestre ou em qualquer outra estante do Universo. 
Pensemos nisso!

Nenhum comentário: