Seiva Essencial

Por: Leda Maria Flaborea
 “Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.”
Jesus (João, 15:17.)
O homem vulgar passa grande parte da sua existência queixando-se ou sentindo-se em lugar impróprio às suas aspirações ou aptidões, e pensando, mesmo, que suas atividades não são importantes. Entretanto, mister se faz que nos lembremos de que as leis de Deus colocam cada um de nós nas condições em que melhor podemos produzir e aprender para não incorrermos nos mesmos antigos enganos. Em verdade, estamos sendo protegidos de nós mesmos. 
Desejando maiores responsabilidades – de preferência as que nos exponham à admiração pública - e imaginando que as criaturas colocadas nessas posições usufruem mando especial ante a Providência Divina, não nos damos conta de que cada criatura traz, ao nascer, uma tarefa particular e intransferível, que a coloca no lugar certo, na família ideal e no melhor trabalho para o seu progresso evolutivo. Não importa se sob as luzes da ribalta ou no mais obscuro lar, a tarefa de cada um de nós é de suprema importância na execução do plano universal de Deus. “A folha de papel que te sai das mãos pode ser aquela em que se grafarão palavras destinadas ao consolo de toda a comunidade, e o menino que te obriga a pesadas noites de insônia pode trazer consigo o trabalho de auxílio providencial a um povo inteiro.”¹  
Assim, também, o nosso trabalho junto à Natureza, através da plantação, da limpeza, da proteção a ela, pode transformar-se em manancial de alimentos a sustentar o planeta, porque todos os bens materiais que o Pai entregou ao homem, para seu progresso, podem, em suas mãos, transformar-se em instrumentos de benefício ou destruição, pois tudo e todos produzem alguma coisa. 
Emmanuel ilustra, de maneira bem interessante, essa colocação ao afirmar que pedras produzem asperezas; espinhos, dilacerações; e lama, sujidade. Como podemos ver, a Natureza produz sempre. O problema está na maneira como o homem se utiliza desses recursos. Se produzimos para o bem, esses recursos transformam-se em instrumentos valiosos; entretanto, cada criatura produzirá em conformidade com os agentes que a inspiram. Por exemplo: o delinquente produz o desequilíbrio; o preguiçoso produz a miséria e o pessimista produz o desânimo. Desse modo, onde estivermos, estaremos produzindo de acordo com as influências a que nos afeiçoamos, e servindo de exemplo àqueles que estejam sintonizados a nós.² 
Seguindo essa linha de pensamento, cabe perguntar: Como produzir frutos de paz e aperfeiçoamento, regeneração e progresso, luz e misericórdia? A resposta vem sem muito esforço: Seguindo os passos de Jesus, se nos dizemos Seus seguidores. Como produzir alguma coisa sem a seiva essencial? A resposta vem do próprio Jesus: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir frutos de si mesmo, se não permanecer na videira, assim nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim”.³  
Jesus está conosco em todas as posições da vida. Nossa obra, hoje, é o serviço que Deus nos deu para realizar. Façamos tão bem, quanto esteja em nossas possibilidades, a obra parcial confiada a nós, porque a maior parte é trabalho do Criador.

Bibliografia: 
1 – XAVIER, F. C. - Palavras de Vida Eterna – ditado pelo Espírito Emmanuel, 20. ed., CEC – UBERABA/MG - 1995, lição 82.
2 - Idem, lição 103.
3 – JOÃO, 15:4.
4 – XAVIER, F. C. - Fonte Viva – ditado pelo Espírito Emmanuel, 31ª. ed., Federação Espírita Brasileira, RIO DE JANEIRO/RJ – 2005, lição 146.

Nenhum comentário: