Que se apresentem os candidatos a Kardec reencarnado

Por: Paulo da Silva Neto Sobrinho
É interessante como insistem em querer nomear algumas pessoas como sendo Kardec reencarnado, e, infelizmente, nem o Movimento Espírita, escapou desse tipo de fanatismo, indo mais além, criando polêmica sobre isso. Temos, inclusive, duas Federativas publicando obras que são contraditórias sobre a pretensa reencarnação de Kardec como Chico Xavier.
Isto tem sido um prato cheio para os detratores do Espiritismo que recebe do próprio Movimento Espírita munição para seus constantes ataques.
O primeiro ponto, é que essa de se descobrir o Kardec reencarnado não é algo novo, Léon Denis nos dá conta disso, em O Gênio Céltico e o mundo invisível, ao falar dos que objetavam sobre as mensagens enviadas pelo Espírito Allan Kardec, afirmou:
Uma outra objeção consiste em pretender que Allan Kardec está reencarnado no Havre, desde 1897. Ele teria chegado, portanto, aos trinta anos de sua nova existência terrestre. (Este livro foi escrito em 1927, N.T.) Ora, pode-se admitir que um espírito deste valor tenha esperado tão longo tempo para se revelar por obras ou ações adequadas? Além disso, Allan Kardec não se comunica unicamente em Tours, mas também em muitos outros grupos espíritas da França e da Bélgica. Em todos esses lugares, ele se afirma pela autoridade de sua palavra e a prudência de suas observações. (DENIS, 2001, p. 278-279, grifo nosso).
Como já argumentamos anteriormente (“Kardec reencarnou-se como Chico Xavier”, em Artigos e Estudos, em nosso site www.paulosnetos.net), cabe aos partidários de que Kardec teria sido algum personagem específico, provar que neste período em que o Espírito Allan Kardec se manifestava na França, inclusive, “assessorando” diretamente Léon Denis, o candidato a sua reencarnação estava dormindo ou num estado em que seu espírito pudesse se emancipar para manifestar-se nestas localidades mencionadas.
Resolvemos pesquisar e encontramos três candidatos:
1) Alziro Abrahão Elias David Zarur (Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 1914 — Rio de Janeiro, 21 de outubro de 1979) foi um jornalista, radialista, poeta e escritor, fundador e primeiro presidente da Legião da Boa Vontade. (Wikipédia).
"Allan Kardec recebeu de Seus Amigos Espirituais em meados do século passado, a notícia de que regressaria à Terra para completar a sua missão, porque o Espiritismo não dera a última palavra."... Ora, tudo isso está matematicamente cumprido no Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho e do Apocalipse, graças à ação heroica, pertinaz de Alziro Zarur: Kardec veio. Cumpriu, na íntegra, a segunda metade de sua admirável tarefa missionária."... "... os irmãos espíritas, diante da marcha inexorável da Verdade, reconhecerão que Alziro Zarur foi Kardec que voltou. E completou a missão do Espiritismo, com a RELIGIÃO DE DEUS..." (A Saga de Alziro Zarur-III, JESUS, Zarur, Kardec, Roustaing Na Quarta Revelação, 5ª edição, p. 11-13) (site CACP Ministério Apologético, grifo nosso).

2) Ennio Schiess, não conseguimos nenhum dado biográfico sobre ele.
A informação a seguir, consta no site Candeia, em referência ao livro Obras Atuais – Vinda de Jesus:
Livro que ensina orações, reúne versos, depoimentos e fala sobre os trabalhos realizados pelo médium Ennio Schiess, que afirma ser Allan Kardec reencarnado e se diz receber o espírito de Jesus Cristo. (http://www.candeia.com/produto.asp?section=1&id=7481, grifo nosso)

3) Osvaldo Polidoro
No site O Divinismo, encontramos:
Em 5 de junho de 1910, Allan Kardec reencarnou com o nome de Osvaldo Polidoro, na cidade de São Paulo. O maior trabalhador da Doutrina do Caminho que a Terra pôde conhecer escreveu, nesta encarnação, dentre inúmeras outras obras, 116 livros, restaurando tudo o que já foi ensinado no nosso planeta em termos de Verdades Divinas, tendo aprofundado muitos pontos que atualmente já temos condição de entender melhor.
Por meio do livro Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, prometido em Apocalipse 14 - 6, instituiu o Divinismo, a Doutrina Integral.
Ao desencarnar, em 25 de dezembro de 2000, Osvaldo Polidoro deixou no mundo, com a restauração concluída, “UM DEUS, UMA VERDADE, UMA DOUTRINA”. (http://divinismo.org/, grifo nosso).

3) Chico Xavier, o mineiro do século e o maior brasileiro de todos os tempos, nascido em Pedro Leopoldo, MG.
Essa informação circula no meio espírita sob diversas fontes e depoimentos, citamos, por exemplo, a obra A volta de Allan Kardec, de Weimar Muniz de Oliveira, publicação apoiada pela Federação Espírita do Estado de Goiás.
O estranho é que a União Espírita Mineira publicou a obra Chico Xavier, diálogos e recordações..., de autoria de Carlos Alberto Braga Costa, na qual a reencarnação anterior de Chico Xavier foi como Dolores Del Sarte Hurquesa Hernandes, - Barcelona, Espanha (p, 236). Se duas Federativas não se entendem, o que se pode esperar dos adeptos do Espiritismo?
Quem se interessar pelas divergências entre essas duas publicações, veja o nosso texto “Supostas reencarnações de Chico Xavier”, disponível na categoria Artigos e Estudos em nosso site: www.paulosnetos.net.

4) Jan Val Ellam, é o pseudônimo usado pelo escritor natalense Rogério de Almeida Freitas (1959-) (Wikipédia).
Da entrevista do escritor Alfredo Nahas a Alex S. Guimarães, disponível em http://alexscguimaraes.blogspot.com.br/, transcrevemos o seguinte trecho:
ALEX - Há mais de um ano atrás nos encontramos em Jacareí-SP, onde você falou sobre diversas personalidades da história que reencarnaram novamente depois, divulgando até os nomes dos mesmos os co-relacionando. Você poderia dizer alguns deles para nós?
ALFREDO - Este assunto é sempre polêmico, pois há opiniões contraditórias, de difícil comprovação. Mas de todos os que conheço e posso falar com mais certeza, como opinião pessoal minha, é da reencarnação de Kardec no Brasil, em Natal no Rio Grande do Norte, na pessoa de Jan Val Ellam. (grifo nosso).
Se você, caro leitor, souber de algum outro candidato, favor nos informar, pelo e-mail paulosnetos@gmail.com, para que possamos incluí-lo nessa lista. 

Referências bibliográficas: 
DENIS, L. O gênio céltico e o mundo invisível. Rio de Janeiro: CELD, 2001.
OLIVEIRA, W. M. A volta de Allan Kardec. Goiânia: Kelps, 2007.
COSTA, C. A. B. Chico, diálogos e recordações... Belo Horizonte: UEM, 2006.
http://www.cacp.org.br/quem-e-a-reencarnacao-de-kardec-chico-xavier-ou-alziro-zarur/, acesso em 07.05.2013, às 08:00h.
Alziro Zarur: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alziro_Zarur, acesso em 07.05.2013, às 08:05h.
Obras Atuais – Vinda de Jesus: http://www.candeia.com/produto.asp?section=1&id=7481, acesso em 07/05/2013, às 08:10h.
Osvaldo Polidoro: http://divinismo.org/, acesso em 07.05.2013, às 08:17h.
Blog do Alex: http://alexscguimaraes.blogspot.com.br/2011/07/63-alex-entrevista-alfredo-nahas.html, acesso em 28.05.2013, às 13:40h
Jan Val Ellan: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jan_Val_Ellam, acesso em 28.05.2013, às 13:42h



Nenhum comentário: