Dependência Emocional

Mauro A. Santos

   Quem ama liberta. Não deixes que o sentimento de posse nuble as tuas ações. Ciúme é sintoma de insegurança que não raramente atrai energias desequilibradas, dando espaço para que a obsessão silenciosa se instale, criando enfermidade de complicada terapêutica, porquanto ninguém é dono da vida de outrem.

   Ninguém consegue manter alguém perto de si a custa de artifícios e chantagem emocional, logo, o ciumento, pelo temor de perder o objeto da sua atenção, acaba materializando aquilo que mais teme, ou seja, o afastamento da pessoa querida, porque ninguém suporta permanecer por longo tempo na condição de culpado e perseguido, sem que tenha dado azo à desconfiança alheia.

   Compreendendo a gravidade dos sentimentos desorientados, vasculha e observa o teu interior e no processo da autodescoberta, encontrarás mais segurança para evitar as ciladas da auto-obsessão. Quem ama liberta, já o dissemos, portanto o verdadeiro amor é aquele que não ocasiona dependência de quem quer que seja. Quem ama busca crescer ao lado da pessoa querida, potencializando a afinidade e a oportunidade da troca mutua na experiência evolutiva, compreendendo e aceitando a individualidade do outro, como quer que o outro compreenda e aceite a sua própria individualidade. Busca nesta caminhada ao lado de alguém, valorizar a ajuda mutua que faz com que o fardo pesado das experiências da vida, não ultrapasse a capacidade do casal suportar. Mas se ainda assim, as circunstâncias da vida exigirem a separação (inclusive pela desencarnação), liberta, olha pra frente e segue adiante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo q mais quero conseguir fazer nessa vida, seguir e deixar seguir
:(