‘Além do Tempo’ confirma aceitação do espiritualismo em novelas

Por: Jeff Benício
Jornalista do Portal Terra


Em suas quatro primeiras semanas, ‘Além do Tempo’ marcou média de 21 pontos de audiência. É o melhor resultado das últimas sete novelas das 18h da Globo.

Quase empata com ‘Amor Eterno Amor’, trama da mesma autora, Elizabeth Jhin, que registrou 21.5 pontos nos 24 capítulos iniciais, em 2012.

Até o momento, o recorde de ibope de ‘Além do Tempo’ foi de 23.7 pontos. A novela já chegou a vencer o ‘Jornal Nacional’, encostou na audiência da produção das 19h, ‘I Love Paraisópolis’, e chegou perto do folhetim das 21h, ‘Babilônia’.

Em relação às tramas anteriores na mesma faixa horária, tem quase 6 pontos a mais (de média parcial) do que ‘Boogie Oogie’ (2014-2015) e ‘Meu Pedacinho de Chão’ (2014).

A excelente ‘Sete Vidas’, que terminou em julho, marcou 2 pontos a menos que ‘Além do Tempo’ na comparação das quatro primeiras semanas.

Elizabeth Jhin tem sido bem-sucedida ao escrever histórias com fundo espiritualista, com foco principalmente em reencarnação e na ligação de amor entre vivos e mortos, como acontece em ‘Além do Tempo’.

Suas três produções anteriores, com temática semelhante, foram sucesso de ibope e tiveram ampla aprovação popular.

Em 2012, ‘Amor Eterno Amor’ teve média geral de 23 pontos. Dois anos antes, ‘Escrito nas Estrelas’ alcançou 26 pontos. ‘Eterna Magia’, de 2007, também teve 26 de média final.

Recentemente, a Globo apresentou outra produção de sucesso com inspiração nos mistérios do além: ‘Alto Astral’, exibida até maio deste ano na faixa das 7 da noite.

Na mesma linha, a segunda versão de ‘A Viagem’, exibida em 1994, e reprisada duas vezes no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ e recentemente também no Canal Viva, foi um dos maiores êxitos da teledramaturgia da emissora.

Enquanto a Record, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, colhe bons resultados com novelas bíblicas, a exemplo da ótima ‘Os Dez Mandamentos’, a Globo — mais próxima da Igreja Católica — conquista o público com tramas ancoradas na doutrina espírita.

Até quem não professa a mesma crença se rende às mensagens de amor e esperança deste tipo de novela. Uma boa história é capaz de conquistar telespectadores de qualquer religião.


.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito da mensagem que o ator Oton Bastos leu no final da novela Alêm do Tempo..Seria possível vocês postarem?..
Obrigada...Lidia