Vida para sempre

A vida antes da vida, durante a vida e depois da vida. A vida pela vida, durante as várias existências a que estamos sujeitos, se faz presente, hoje e amanhã, a todos os seres humanos, pela simples aplicação da Lei Natural da reencarnação.
Estão isentos dessa rotina milenar os espíritos superiores que habitam os mundos mais elevados, os mundos pré-determinados por Deus para, com justiça e certos de merecimento, acolher estes espíritos que galgaram o mais elevado grau na escala da elevação espiritual.
Como alcançar estes mundos?
Muito simples e quanto ao tempo, muito demorado. Passo a passo, isto é, reencarnação após reencarnação. A cada uma delas vamos subindo os degraus evolutivos de uma escada, não estabelecida por nós. Esta escada, esta trajetória, fruto de vários planos traçados no plano espiritual, nos foi dada por uma Coletividade Espiritual Superior, orientando nosso caminho em busca de uma melhor convivência com nossos irmãos.
O conteúdo básico dessa engenharia espiritual, visando nossa subida rumo ao ápice, rumo ao degrau mais elevado da escada evolutiva, está subordinado ao cumprimento de várias obrigações ou ao atendimento de várias condições estabelecidas por Deus, nosso Pai, através das Leis Naturais ou Leis Divinas.
É muito? Claro que sim! Muito trabalho, muita dedicação, muita abnegação e muita doação. A escada evolutiva não é pequena. Nem teria condições de ser. Se assim não fosse, todos nossos irmãos, encarnados ou desencarnados, já teriam chegado ou alcançado o último degrau nessa escala e, assim, se apresentariam agora como espíritos superiores.
Porém, nada disso, neste processo é verdadeiro. Este processo é lento, muito demorado e requer um aprimoramento interior por parte de cada um de nós.
A este processo podemos nomear também, para aqueles que nos estão distantes e vivenciando ainda o mundo terrestre, de reformulação interior, verdadeira revolução em seu modo de ser, de sentir, de pensar e de agir.
Como vemos, então, este postulado que denominamos por reformulação interior do ser?
Nada mais, nada menos do que as mudanças que devemos produzir em nosso comportamento, seja ele social, intelectual ou espiritual. Trata-se, em última instância, de nos melhorarmos; melhorarmos o nosso comportamento perante os nossos semelhantes, enfim, de evoluirmos nos três sentidos que nos foram dados pelo criador.
Já ouviram falar, desde o estabelecimento da Doutrina Consoladora dos Espíritos, que um dos postulados mais comuns pregados pelos espíritas é buscarmos sempre a nossa transformação interior através de “sermos hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje”, sendo necessário para se conseguir estes passos, domarmos a todo instante nossas más inclinações ou nossa postura negativa diante do próximo.
Perceberam, meus irmãos, que tudo ou quase a totalidade das condições necessárias à nossa evolução já foram estabelecidas pelos Espíritos Superiores.
Consultem o Evangelho nos deixado por Kardec, segundo a nossa Doutrina. Ele nos dará o norte para trilharmos o caminho do bem. Nada de novo foi acrescentado a essa obra, simplesmente ela traduz em linguagem mais inteligível e simples as condições estabelecidas pelo grande mestre Jesus.
Evidentemente, o codificador e os espíritos encarregados da tarefa magna da codificação, colocaram ao nosso dispor explicações mais convincentes utilizando-se de termos adequadamente inteligíveis ao nosso grau de compreensão e conhecimento.
O tempo é o relógio da evolução. Tudo em sua devida hora. Nada, neste Universo constituído por Deus, acontece antes ou depois do seu tempo adequado. O relógio do tempo, regulado sempre pelo nosso Pai Criador, através de seus mensageiros, determinará, sem atraso e nem adiantamento, a ocasião propícia e adequada para os acontecimentos, sejam eles bons ou ruins, para todos os irmãos que habitam o Universo e sejam eles reencarnados ou desencarnados. Portanto, sem pressa, sem ansiedade tudo acontecerá no devido momento.
Isto faz parte da vida, pela vida em prol de nossa vida.
Sigamos, pois, nossa trajetória em direção ao bem antecipando de forma certeira a escalada de alguns degraus na escada divina que nos foi preparada pela espiritualidade maior, com o nosso consentimento e de acordo com as bênçãos de nosso Pai Celestial.
Que as bênçãos de Deus acalentem todos os corações de nossos irmãos.

Fonte:
Soc. Benef. Obreiros do Bem
Ismael – Espírito Protetor

Psicografia: Sérgio Grande (Serjão)

Nenhum comentário: