Lei da ação e reação ou Lei do Carma

Essa é outra importante lei que o espiritismo ensina. Segundo ela tudo de bom ou ruim que hoje você fizer amanhã essa mesma coisa irá lhe beneficiar ou prejudicar. Ou seja, "a cada um será dado de acordo com suas obras". Por exemplo, uma pessoa que hoje mata uma outra, amanhã ,(leia-se: em outra vida), poderá ser assassinado. Tudo o que a pessoa faz fica registrado. E assim tudo o que pesar a seu favor lhe será dado como mérito e aquilo que vier contra ele, lhe será cobrado. Essa lei também explica muitos sofrimentos "inexplicáveis". Por exemplo, uma pessoa boa, caridosa, querida por todos, de repente sofre um acidente e passa amargar, o resto de seus dias inutilizado.Estaria Deus cometendo tal injustiça? À visão de outras religiões que não aceitam a reencarnação, sim. Mas não á luz do espiritismo. Aquela pessoa boa e caridosa poderia ter sido um cruel assassino numa outra vida e estaria resgatando assim sua dívida. É importante ressaltar que não existe escapatória ou subterfúgios perante às leis de Deus.Existe sim, uma possível abreviação do carma.Através da prática do bem e da caridade, um espírito pode diminuir sua dívida cármica.

(Leitura básica: "O livro dos espíritos" de Allan Kardec, "Ação e reação" de André Luiz e psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier e "O céu e o inferno" de Allan Kardec)

Lei da evolução

É a lei a que todos os espíritos estão subordinados. Todos os espíritos progridem. Jesus, o espírito mais iluminado que já encarnou na terra, já foi um antropófago, um selvagem. Assim como um assassino chegará, mais tempo menos tempo, de acordo com o seu progresso, a ser um regente espiritual de um planeta, um anjo, um arcanjo e assim por diante. É a lei que mais deixa clara a tão falada justiça divina, que muitas religiões apregoam, mas se contradizem em seus ensinamentos, e só a doutrina espírita sob a luz dos ensinamentos reencarnatórios explica com clareza. Não há espíritos criados á parte como ensinam outras religiões. Todos são criados da mesma chama divina e todos espíritos são parte desse todo cósmico.Tomando em consideração isso, é lícito dizer que todos nós chegaremos um dia a sermos cristos.Assim como já fomos aborígenes, antropófagos e mais para o passado, animais, vegetais, minerais... de acordo com a lei da evolução que proporciona á todos os espíritos chances iguais de progresso. E todos eles irão invariavelmente progredir.

(Leitura básica: "O livro dos espíritos" de Allan Kardec, "A gênese" de Allan Kardec, "Evolução em dois mundos" ditado pelo espírito André Luiz e psicografado pelos médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira e "O que é o espiritismo" de Allan Kardec)

Nenhum comentário: